Varizes: características e desafios dessa doença.

Varizes: características e desafios dessa doença.
Varizes: características e desafios dessa doença.

As varizes dos membros inferiores se apresentam como uma doença muito prevalente, especialmente em mulheres. Seu surgimento tem origem genética, poém alguns fatores como hábitos de vida, hormônios, tabagismo, gestações e alimentaão desregulada podem colaborar com seu desenvolvimento.

Muitas vezes, essa doença pode evoluir com sintomas de peso, cansaço e dor nas pernas ao fim do dia. Nos casos mais graves podem causar com feridas, manchas acastanhadas nas pernas e inchaço. Em casos ainda mais avançados, evoluir para tromboflebites e trombose profunda.

Seu tratamento se baseia no uso de diversas estratégias terapêuticas. Entre as principais disponíveis estão a Escleroterapia líquida,  Escleroterapia com espuma densa, Laser transdérmico, Microcirurgias, Cirurgias complxas e principalmente, a JUNÇÃO de mais uma técnica no mesmo paciente.

Nos últimos anos, avanços na tecnologia, e desenvolvimento de novas técnicas, permitiram melhoras no resultados. Equipamentos de Realidade Aumentada (foto ao lado) permitiram a identificação de veias antes invisíveis ao olho humano, conectadas ás microvarizes como "raízes" dessas veias mais finas. Esses euipamentos permitem o tratamento tanto das veias visíveis, quanto das que estão em uma profundidade não-visível da pele.

Além disso, a utilização dos equipamentos de Eco-Doppler (exame ultrassonográfico colorido da circulação) muitas vezes disponíveis no momento da consulta, permitiram melhor CLASSIFICAÇÃO dessas veias, indidualmente para cada paciente.

A evolução do LASER transdérmico também foi um passo fundamental para a melhora nesses resultados. O maior conhecimento do médico Angiologista da variáveis do laser e a junção de métodos (laser +  escleroterapia na mesma veia) potencializou a abordagem e pode ser responsável por avanços na qualidade do tratamento.

Assim sendo, a medicina continua em constante evolução, o estudo e a ciência dos médicos especialistas permanecem sendo a peça fundamental na melhoria da saúde e na promoção da qualidade de vida. Converse sempre com o seu angiologista, para a avaliação e a escolha da melhor opção para o seu caso, no tratamento de varizes.

Texto escrito por:
Dr. Thiago Azevedo Rocha
Cirurgião Vascular
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Com os títulos de membro TITULAR da SBACV e certificação da técnica CLACS da clínica MIYAKE. Atualmente um dos pioneiros no tratamento LASER CLACS na cidade do Rio de Janeiro, com título de GOLDEN MEMBER da clínica Miyake (que idealizou, desenvolveu e aperfeiçoou o método clacs) . Realizando tratamentos não cirúrgicos de Varizes com carinho, respeito e técnica moderna.

Dr. Thiago Rocha, médico cirurgião com extensa experiência em cirurgia vascular e angiologia, formado no ano de 2003. Com título de especialista em cirurgia Vascular pela AMB 2011 e título na área de atuação Angioradiologia e cirurgia Endo vascular 2012. Especialista em exames complementares de ECO-DOPPLER com residência médica R3 pelo MEC- 1 ano, cirurgião geral com formação de residência médica 2 anos Hospital de Ipanema e cirurgião vascular com residência médica 2 anos pelo Hospital Municipal Miguel Couto.

Área de atuação em cirurgia venosa e cirurgia venosa estética e especialização em tratamento combinado CLaCS (crio-LASER) para tratamento minimamente invasivo de varizes.

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email