Eliminando Peles e Resgatando Formas

Eliminando Peles e Resgatando Formas
Eliminando Peles e Resgatando Formas

Como a cirurgia plástica pós-emagrecimento brusco devolve contornos e a autoestima.

Na busca pelo peso ideal e por maior saúde e disposição, nos dias de hoje tem sido cada vez mais procurada cirurgia bariátrica por obesos. Porém, tanto nesse caso quanto após qualquer dieta severa - em que haja perda de peso de mais de vinte quilos - a pessoa enfrenta logo em seguida outro problema: o excesso de pele após seu corpo literalmente murchar. Por isso quase noventa por cento dos grandes emagrecimentos resultam em cirurgia plástica.

"Grandes emagrecimentos pós-bariátrica ou pós-dieta severa acarretam deformidades permanentes e de dificil solução do excesso de pele que muitas vezes não retrai. Daí entra a plástica, para uma finalização satisfatória de todo o processo", afirma Dra. Beatriz Medina, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com vasta experiência no assunto, ressaltando ainda que, devido à indicação estético-reparadora do procedimento, os planos de saúde normalmente dão cobertura ou reembolsam o paciente.

A especialista conta que a área mais comprometida após a perda de peso é o abdome, seguido das mamas (no caso das mulheres), das pernas e do dorso. Segundo ela, dependendo das condições clínicas do paciente, para poupar tempo de internação e de restabelecimento domiciliar, as cirurgias podem ser realizadas concomitantemente - braços e mamas, ou abdome e pernas. As avaliações fisica e clínica são, assim, fundamentais para uma programação ideal.

"No caso do abdome é feita abdominoplastia, com tratamento da musculatura e reconstrução do umbigo, associada a lipoaspiração, para maior definição do contorno corporal. Já no caso das cirurgias de mama, muitas vezes há necessidade de colocação de prótese de silicone para preenchimento e reconstrução do colo, o que depende também do tamanho anterior dos seios  e a quantidade de peso que a paciente perdeu." diz  Dra. Beatriz Medina, cujo histórico reune centenas de cases de sucesso.

A médica ressalta que os benefícios da cirurgia plástica pós emagrecimento são imensuráveis, pois resgata o contorno corporal e a vida social e esportiva da pessoa, uma vez que pode usar roupas de ginástica ou de banho sem nenhum tipo de constrangimento diante dos outros. "Já as cicatrizes, apesar da grande extensão nesses casos devido ao excesso de pele, são sempre muito bem escondidas, ficando o mais discretas possíveis, garante ela.

O tempo médio para se realizar a operação plástica varia de um a um ano e meio depois da cirurgia bariátrica e quatro meses após o peso estabilizado, e sempre com a liberação do clínico que acompanha o paciente em sua trajetória. A cirurgia se faz sob anestesia geral, em função do tempo de realização maior do que o habitual em outros procedimentos, com internação hospitalar entre 24 e 48 horas. Após 15 dias de licença médica e repouso domiciliar para cicatrização e restabelecimento fazendo os curativos e usando cinta/sutiã, conforme a orientação médica, nesse período de afastamento - o paciente pode enfim retornar as suas atividades profissionais e sociais,

A cirurgia plástica pós-emagrecimento severo é realizada em homens e mulheres de quaisquer idades, geralmente acima dos 18 anos, e liberada para diabéticos e hipertensos, que muitas vezes ficam até melhores de saúde, tendo essas doenças amenizadas ou mesmo curadas de acordo com a cirurgia. Porém contraindicada a pessoas fumantes, que de modo geral são pacientes preocupantes para todo tipo de cirurgia. Ela assegura: cigarro e plástica não combinam. "Quem sempre foi gordinho a vida inteira ou se tomou um obeso flácido, desenvolve uma deformidade maior após a perda de peso. Assim como os pacientes mais velhos apresentam mais sequelas de excessos de pele que nas retrai quando emagrecem bruscamente, devido a deficiência de colágeno e fibra elastica por conta da idade avançada", explica a especialista.

Está provado que melhor estética e mais saúde não só podem como devem caminhar juntos. O resultado, além de beleza, é bem estar renovado e autoestima pra lá de elevada. Em excesso, apenas a alegria.

Texto escrito por:
Beatriz Medina
Cirurgião Plástico
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email