Fratura Dental

Fratura Dental
Fratura Dental

Fratura Dental 

Desde o início da pandemia do Covid-19, cirurgiões-dentistas de todo o mundo têm relatado um aumento incomum nas ocorrências de fratura dental. 
Diante das notícias ruins e do clima de confinamento, muitas pessoas acabam ficando ansiosas, o que aumenta a tensão nos músculos da face e na articulação temporomandibular. O resultado são dentes desgastados, rachados e até mesmo quebrados. No consultório, era normal tratar um dente quebrado por dia antes da pandemia. Mas após o surto do vírus, as queixas duplicaram.
Segundo especialistas em endodontia, a Covid-19 não afeta diretamente a saúde dos dentes, mas a ansiedade causada por toda a situação os tornam mais vulneráveis ao bruxismo  —  distúrbio  que leva o paciente a ranger, pressionar ou trincar os dentes. Infelizmente, a condição é mais comum do que se imagina e pode até mesmo danificar coroas e obturações. Ao experimentar sintomas como dor durante a escovação, excesso de tensão no queixo, rosto dolorido, sensibilidade a bebidas quentes ou frias ou sinais de trinca nos dentes, é fundamental buscar o auxílio de um cirurgião-dentista.
Um parceiro também pode ouvir facilmente o ranger de dentes caso esteja dormindo perto. Nesses casos, não ignore os comentários sobre o barulho e agende uma visita ao dentista o mais rápido possível. Mesmo durante a pandemia, é possível iniciar um tratamento contra o bruxismo, já que as clínicas estão implementando medidas de segurança como distanciamento social e triagem reduzida.
Tratamentos dentários realizados anteriormente podem predispor os dentes às rachaduras e fraturas. Mastigação de alimentos duros e traumas na região oral também podem estar por trás do problema. Entretanto, se não houver nenhum desses indícios no histórico do paciente, o mais provável é que a causa seja o bruxismo.
A abordagem do tratamento dependerá de como ocorreu a quebra estrutural do dente. Para melhor entendimento, basta compreender o básico da odontologia.

Texto escrito por:
Dra Luísa Preis
Periodontista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email