Veias Varicosas

Veias Varicosas
Veias Varicosas

Os sintomas principais produzidos pelas veias varicosas são um aspecto esteticamente desagradável, edema no tornozelo, dor na panturrilha, nas formas mais avançadas, pigmentação cutânea, lipodermatoesclerose e eczema.


A ulceração representa um resultado incomum no estágio terminal das veias varicosas simples. A flebite superficial e a hemorragia através da veia são observadas menos frequentemente.
Os primeiros sintomas, além de um edema ligeiro, podem ser as varicosidades superficiais dilatadas, inicialmente na face interna do tornozelo, estas se tornaram mais proeminentes após ficar de pé por períodos prolongados. Nas mulheres a dilatação venosa pode aumentar nas menstruações. Elas progridem de tamanho e número durante a gravidez. Com cada gravidez positiva, o número e o diâmetro dessas varicosidades costuma aumentar.
O edema é um sinal precoce. Este edema costuma regredir com o repouso no leito. Nas fases iniciais a distribuição do edema se limita a área maleolar, porém com avanço da doença, pode alcançar o nível médio da panturrilha. Inicialmente o edema pode ceder a pressão dos dedos, mas com a progressão e formação de fibrose pode perder esta característica.
O tipo de dor mais frequente é o peso após ficar de pé por períodos prolongados. A dor pode ser aliviada com a caminhada ou com elevação dos membros. Piora no clima quente e úmido. Nas nas mulheres no período menstrual. A infecção cutânea, secundária a dermatite, pode produzir dor no membro.
O paciente pode apresentar alterações pigmentares da pele caracterizadas por depósitos acastanhados de hemossiderina. Em geral esta manifestação decorre de insuficiência venosa de longa duração. Atualmente o tratamento desta patologia vai depender do grau de acometimento. Deve ser avaliado por um cirurgião vascular.
O ecocolordoppler é um exame indispensável para avaliar o acometimento das veias safenas, das veias perfurantes e a perviedade do sistema venoso profundo, para que tenhamos sucesso no tratamento.
Atualmente, existem várias técnicas para o tratamento, dependendo de cada caso. A cirurgia, o laser e a escleroterapia com espuma são técnicas inovadoras que podem ser utilizadas dependendo do caso. O importante é procurar precocemente o tratamento para diminuir as sequelas indesejáveis como as pigmentações, manchas, fibroses e ulcerações.

Texto escrito por:
Dr. Reinaldo Tavares Junior
Cirurgião Vascular
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Leticia Freitas
10/05/2022
Ótimo médico, recomendo!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email