Importância da fisioterapia pélvica na gestação

Importância da fisioterapia pélvica na gestação
Importância da fisioterapia pélvica na gestação

A gestação é um momento único para as mulheres, onde é gerado uma vida. Mas no período gestacional a mulher sofre diversos alterações hormonais para a adaptação do bebê dentro do seu útero. Essas modificações hormonais no corpo materno afeta diretamente a biomecânica do sistema musculoesquelético, que leva modificações no corpo podendo gerar algumas complicações, como por exemplo: 

Durante o período gestacional aumenta a curvatura da lordose na lombar, que pode causar a dor na lombar. Além de aumentar a flexibilidade articular que sobrecarrega as musculaturas, gerando dores musculares. Assim como os músculos do abdômen se enfraquece para permitir a expansão do abdômen e pode levar a diástase abdominal. Além  disso as alterações hormonais mais o peso do bebê no útero sobrecarrega o assoalho pélvico podendo levar a Incontinência Urinária e aos Prolapsos na gestação ou após o período gestacional. Por isso o cuidado com o assoalho pélvico deve ser feito independente do tipo de parto, para diminuir as chances de disfunções pélvicas, pois o períneo durante  a gestação e o parto ele tem que ser forte para suporta a carga e deve ter uma boa elasticidade para passagem do bebê e para não ocorre lacerações.?As futuras mamães também sofrem muito com os inchaços?devido a alteração na circulação sanguínea.

E qual a importância da Fisioterapia Pélvica?

A Fisioterapia Pélvica entra na preparação do parto para minimizar e previnir todos os sintomas causada pela alteração do corpo durante a gestação e melhorando o desempenho durante o parto.?E se a mulher optar por fazer parto normal é necessário ser trabalhado exercícios  para diminuir o tempo e a dor durante o parto. Assim a Fisioterapia Pélvica entra para garantir uma boa gestação, e ter um parto mais rápido e menos doloroso possível e para prevenir complicações durante o parto e complicações anos depois. Então o ideal é começar  a fisioterapia pélvica da 13° semana de gestação, ou  quando seu médico obstétrico liberar.

Texto escrito por:
Dra. Thais Eimi Nakamura
Fisioterapeuta
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

  • Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Uningá 2015- 2018.
  • Pós- graduada em Fisioterapia Pélvica na Faculdade Inspirar Londrina 2020.
  • Pós- graduada em Sexualidade.
Formação Complementar: Curso de Anatomia palpatória; Liberação miofascial instrumental e ventosaterapia; Isostretching; Mobilização neural; Curso de bandagem elástica funcional; Curso de Dry Needling ‘’Agulhamento á seco’’; Conceito PML- programa minimizador de lesões; Conceito Mulligan; Curso de disfunções sexuais femininas; Neopompoarismo; Gravidez e pós-parto- avaliar, prevenir e tratar as disfunções pélvicas; Eletroestimulação por biofeedback por manometria nas disfunções pélvicas; Recursos fisioterapêuticos no tratamento de disfunção erétil pós- prostectomia; Disfunções coloproctológicas no adulto e biofeedback por EMG. 
 
''Ajudo pessoas a cuidar da saúde íntima e ortopédica''.
-Atendimento Fisioterapia Pélvica- Uroginecologia funcional.
-Atendimento Fisioterapia Obstétrica.
-Atendimento Fisioterapia Ortopédica.

Matérias relacionadas

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email