COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA?

COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA?
COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA?

Como desenvolver a inteligência emocional das crianças em tempos de Pandemia?
Você sabe como desenvolver a inteligência emocional em seu filho?

A educação socioemocional faz parte da formação da criança. Afinal, ela é importante para que os pequenos aprendam a lidar com as emoções e a se relacionar de maneira saudável com os outros.
Como desenvolver inteligência emocional das crianças
Veja algumas atitudes simples, mas muito úteis, que a família pode adotar para incentivar a inteligência emocional de crianças e adolescentes.
Ajude a identificar emoções
Durante as conversas, principalmente quando houver algum sentimento de tristeza, vale a pena ajudar a criança a nomear o que ela sente. Quando um adulto reconhece determinada emoção, isso ajuda a criança a entender que não se trata de nada de outro mundo. Por essa razão, entenda como desenvolver bons hábitos de comunicação com os filhos.
Incentive a expressão pelos esportes e pelas artes
As práticas de atividades como dança, música, pintura e escrita ajudam no desenvolvimento emocional das crianças. Elas se sentem à vontade para exprimir por meio das palavras, por exemplo, os seus sentimentos mais controversos.
Favoreça a autonomia
As crianças aprendem muito com os adultos, mas é quando elas precisam lidar com os desafios sozinhas que o amadurecimento acontece. O estímulo da família à autonomia permite que a criança desenvolva desde cedo a autoconfiança e a disciplina.
Esperamos ajudar com as dicas de como desenvolver a inteligência emocional das crianças. No ambiente escolar, o estímulo das habilidades socioemocionais também é importante e pode ser favorecido por programas como a Escola da Inteligência. Nossa metodologia se baseia na educação das emoções para a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e aumento da participação da família na vida estudantil dos alunos.
A alimentação está muito vinculada as emoções das crianças. Lembrando que o intestino é responsável por grande parte das nossas emoções. A suplementação de algumas vitaminas ajudam no desenvolvimento cognitivo e comportamental também.

Texto escrito por:
Dra. Michele Marks
Clínica de Saúde
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Cesar Quirino Simões
19/07/2023
Profissional exemplar e com vasto conhecimento em sua área de atuação.
Jaqueline vieira teixeira
17/07/2020
Super indico, profissional muito atenciosa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email