Matérias

Guia SaÚde Matérias

Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares
Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares

Psicologia

Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares

Texto escrito por: Dra. Ruti Litwinczuk
O EMDR é uma nova abordagem e um novo método utilizado em psicoterapia,  com determinado número de sessões. Trabalha com a estimulação bilateral dos hemisférios  cerebrais, visando conexões entre as redes neurofisiológicas onde as lembranças dolorosas e traumáticas são armazenadas. Denominado Psicoterapia de Reprocessamento, elaborado para ser breve e focal, foi desenvolvido pela psicóloga Dra Francine Shapiro, nos Estados Unidos, na década de 80.
Utilizado para tratar sequelas provocadas por TRAUMAS - Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) - resultantes de assaltos, violências, desastres da natureza ( acidentes aéreos , enchentes e outros), abusos sexuais e emocionais.
Empregado também para tratar quadros resultantes de ansiedade generalizada, fobias específicas, desordens de pânico, dores crônicas, luto, depressão, dependência química, compulsões de maneira geral(comida, bebida, cigarro, compras etc)
 
COMO ESSA TERAPIA FUNCIONA
 
A focalização de elementos da memória traumática e a estimulação bilateral (visual, auditiva, ou tátil) conduzidas pelo terapeuta promovem a comunicação-conexão entre os hemisférios cerebrais e o reprocessamento do Trauma . A pessoa fica com atenção dual, no passado e no presente, com a sensação de maior distanciamento emocional das perturbações. Os protocolos de atendimento e procedimentos do EMDR permitem a volta do funcionamento do sistema, ocorrendo assim uma mudança nos pensamentos, emoções, sensações corporais e condutas na vida, pois, uma vez que as recordações negativas são processadas, promovem aumento da autoestima e sensação de domínio diante da vida. 
  
PLANOS DE TRATAMENTO
 
Focalizados em 3 períodos de tempo diferentes:
EVENTOS DO PASSADO; armazenados em estado  ^^bruto^^ disfuncionalmente, sem terem sido processados, e em função disso acabam criando problemas e sintomas .
DISPARADORES ATUAIS  -  sintomas e consequências.
FUTURO DESEJADO pelo paciente no que diz respeito ao problema em questão.
 
COMO SÃO AS SESSÕES  DE EMDR 
São utilizados protocolos a cada caso especifico.
São realizadas em sessões de 1(uma) hora a 2 (duas) horas cada sessão e o seu diferencial esta na rapidez com que a situação disfuncional deixa de perturbar e o paciente retorna sua capacidade de viver mais adaptativamente no presente para o futuro.
 
COMO IDENTIFICAR SE TENHO SINTOMAS DE TRAUMAS 
 
- Vocë tem lembranças negativas que aparecem de repente e com frequencia?
- Você tem insonia, pesadelos ou sonhos repetitivos?
- Você tem reacoes desproporcionais, tais como choro facil e ou explosoes de ira-raiva, sem motivo aparente?
- Você evita situacoes e pensamentos que o façam lembrar de experiencias negativas?
- Você tem a sensação de futuro abreviado, de não vou ter tempo de 
- Você tem dificuldade de concentração?
-Você vive em estado de alerta e assuta-se facilmente?
-Em situação que remetem ao trauma você tem sensações corporais, tais como; taquicardia, sudorese, falta de ar, cefaleias, sente cheiros e gostos, ouve barulhos, etc.
- Você age ou sente intensamente, como se o trauma, ou situacoes muito perturbadoras, estivesse ocorrendo no presente?
- Você tem sentimentos de desapego ou distancia dos outros
-Você tem transtornos alimentares ou outras compulsões?
 
E uma abordagem cientifica, aprovada pela OMS-Organização Mundial da Saude e pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia .
 
Ruti Litwinczuk
CRP - 08-5573
44 997579995
Av. Brasil 707  Cianorte - Paraná
Dra. Ruti Litwinczuk

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa