Matérias

Guia SaÚde Matérias

Limpeza do couro cabeludo: Conheça os benefícios da Esfoliação Capilar
Limpeza do couro cabeludo: Conheça os benefícios da Esfoliação Capilar

Dermatologia

Limpeza do couro cabeludo: Conheça os benefícios da Esfoliação Capilar

Texto escrito por: Dra Lorena Visentainer

Um procedimento essencial para promover a limpeza do couro cabeludo, a esfoliação capilar tem objetivo de remover as impurezas que se acumulam nessa região.

Tão importante quanto cuidar da pele do rosto e do corpo é também cuidar do couro cabeludo.

E para que você possa entender melhor sobre o que se trata a esfoliação capilar, separamos algumas informações importantes nesse post, nos acompanhe na leitura!

Por que a limpeza do couro cabeludo é importante?

Nosso couro cabeludo é uma parte importante da pele e como tal merece cuidados específicos.

Por ser uma região que está em constante exposição aos raios solares, agentes de poluição, poeira e produtos químicos, o couro cabeludo requer atenção.

Assim como a limpeza facial, a limpeza do couro cabeludo busca promover a remoção de resíduos que se acumulam na região.

Além disso, para um cabelo sem caspa, a limpeza do couro cabeludo promove também a redução da oleosidade e o equilíbrio do pH, que evitam o ressecamento dos fios.

Para quem é indicada a limpeza do couro cabeludo?

De forma geral, as indicações para a esfoliação capilar são amplas, pessoas que sofrem com problemas de oleosidade e que buscam um cabelo sem caspa são as mais indicadas.

Pessoas que sofrem com problemas de caspa são altamente beneficiadas pelo procedimento, que em alguns casos é capaz de eliminar por completo o problema. 

Além disso, a esfoliação capilar também é benéfica para quem sofre com queda de cabelo.

E pode ser realizada até mesmo por pessoas com dermatite seborreica, visto que o procedimento promove a higienização profunda dos fios e couro cabeludo.

Como é feita a esfoliação e limpeza do couro cabeludo?

Para a realização da esfoliação e limpeza do couro cabeludo são utilizados shampoos esfoliantes, que devem ser aplicados juntamente com a realização de massagens no local.

A massagem irá proporcionar uma melhor circulação das proteínas necessárias ao couro cabeludo, o que refletirá em cabelos mais saudáveis e fortes.

Após massagear, o produto deve ser retirado por completo e o ritual de cuidados com os cabelos deve seguir como de costume.

Recomenda-se fazer a esfoliação do couro cabeludo no máximo duas vezes por semana, isso porque o excesso de esfoliação pode sensibilizar a pele da região.

Conheça os principais benefícios da esfoliação e limpeza do couro cabeludo

Os benefícios que a esfoliação do couro cabeludo promove são diversos, desde a limpeza e purificação até o fortalecimento dos fios, veja abaixo:

– Controle da oleosidade

Como a esfoliação promove uma limpeza e higienização profunda dos poros, a oleosidade também é reduzida consideravelmente.

– Contribui para o crescimento dos fios

Outro benefício de investir em esfoliação capilar, é que o processo melhora a circulação dos nutrientes necessários para o crescimento do cabelo.

Resultando em uma potencialização do crescimento do cabelo, e um cabelo mais saudável.

– Hidratação profunda

A esfoliação purifica toda a região do couro cabeludo e os fios, com isso ambos ficam preparados para absorver melhor os nutrientes, e com isso os produtos para hidratação utilizados alcançaram maior penetração nos fios.

Mas atenção, todo e qualquer tipo de procedimento deve ser realizado com orientação profissional.

E o melhor especialista para determinar a indicação desse tipo de procedimento é o dermatologista.

Por isso, procure um bom dermatologista, e jamais faça esfoliações sem orientação adequada.

| transplante capilar maringá | transplante capilar | alopecia | alopecia androgenética | transplante de barba | MMP | transplante capilar turquia |

Dra Lorena Visentainer

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa