Doença comum que acomete homens e mulheres de todas as idades!

Doença comum que acomete homens e mulheres de todas as idades!
Doença comum que acomete homens e mulheres de todas as idades!

O tratamento para varizes não deve ser postergado e os motivos são variados: 
prevalência de sintomas que interferem na qualidade de vida, complicações a longo prazo que podem acarretar sequelas significativas e comprometimento estético importante.

Os principais sintomas são dores nas pernas, sensação de peso e cansaço que se tornam piores a noite, podendo ter como sintoma associado as câimbras. 

As complicações ocorrem mais frequentemente nos estágios avançados da doença, evidenciando que o tratamento já deveria ter sido iniciado há algum tempo. Complicações mais comuns estão relacionadas à alterações de pele (escurecimento, esclerose e perda elasticidade), espisódios de sangramentos espontâneos (varicorragia), surgimento de úlceras, desenvolvimento de trombose venosa profunda e/ou superficial. 


A questão estética atualmente é de grande importância e tornou-se um dos principais motivos pela busca do tratamento adequado. Veias maiores dilatadas, com aspecto “esverdeado” e os conhecidos “vasinhos” são as apresentações mais comuns na doença. Em fases mais iniciais é possível que não causam sintomas clínicos como dores, mas podem interferir na qualidade de vida, autoestima e confiança para usar roupas mais curtas e frequentar ambientes como praias e piscinas.

O aumento da procura por tratamento estéticos culminou com a evolução e aprimoramento das técnicas terapêuticas oferecidas e assim possibilitou a obtenção de melhores resultados. 

Atualmente, grandes aliados para tratamento vascular são os aparelhos de realidade aumentada com os quais conseguimos identificar as principais veias que merecem tratamento. Tais equipamentos permitem o planejamento do procedimento que as máquinas de laser executarão. 

Em relação a utilização do laser no tratamento, devemos considerar duas opções: O laser transdérmico e o endovenoso. O último é utilizado para tratamento sem cortes de varizes maiores (como as safenas), utilizando apenas as punções. Já o primeiro atua de forma eficaz nas microvarizes e telangectasias (vasinhos), sendo aplicado por “fora” da pele. Ambos caracterizam-se por apresentar resultados eficazes, sem cortes e com rápida recuperação.

Outra vantagem significativa é que com equipamentos mais modernos tornou-se possível tratar vasinhos e veias em lugares atípicos como a região frontal (testa), arcos costais, seios entre outros.

Para um tratamento adequado e com resultado de excelência, precisamos sempre de um bom planejamento e a execução deverá ser executada por um profissional habilitado: o cirurgião Vascular.

Texto escrito por:
Dr. Jihad Mohamad Monsour Abdallah
Cirurgião Vascular
Paranavai / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email