Bandagem Elástica Terapêutica

Bandagem Elástica Terapêutica
Bandagem Elástica Terapêutica
Com certeza você já visualizou atletas em diversas modalidades com faixas adesivas coloridas em diversas regiões do corpo. Você sabe para que elas servem?
A bandagem  elástica terapêutica visa aliviar a dor, reduzir edemas e ativa a contração ou relaxamento dos músculos através de estímulos sensoriais, mantendo a comunicação com as estruturas mais profundas, como por exemplo os músculos, através de receptores encontrados na pele.
A bandagem é um método terapêutico muito eficaz em pacientes de todas as idades. As crianças recebem muito bem essa abordagem, pois acham divertido ter as fitinhas coloridas no rosto.
Este recurso consiste no uso da  fita elástica e adesiva onde irá estimular e enviar informações sensoriais contínuas ao cérebro. Desta forma, os estímulos recebidos durante a sessão fonoaudiológica serão mantidos por mais tempo, favorecendo a percepção da posição e do movimento muscular, contribuindo para uma maior eficácia na execução dos movimentos e adequação postural.
A bandagem é desenvolvida com com material elástico, de tecido 100% algodão, que é ativado pelo calor. O material é à prova d´água e não contém látex, permitindo que a pele respire sem obstrução e que os movimentos transcorram normalmente. As fitas podem permanecer na pele de três a cinco dias depois de fixadas.
 
Indicações:
- Auxílio no tratamento do bruxismo;
- Alterações temporomandibulares
- Respiração oral: melhora na permanência do selamento labial facilitando a respiração nasal e garantindo alongamento dos músculos labiais;
- Alteração vocal;
- Paralisia facial
- Diminuição da Sialorréia 
- Facilitação na retração da língua nos casos de protusão exagerada. 
- Disfagia;
- Redução das dores em geral;
 
Vale ressaltar que a bandagem é um recurso que irá complementar as técnicas utilizadas na terapia, onde devido à sua ação contínua, visa potencializar os resultados do tratamento tradicional, tornando-se um importante auxilio na terapia fonoaudiológica.
Texto escrito por:
Anne Benedito
Fonoaudiologa
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email