A pergunta que não quer calar: quanto tempo dura o transplante capilar? A cirurgia de transplante capilar consiste em retirar unidades foliculares da área doadora do próprio paciente e implantar na área calva. E a questão muito freqüente é: O cabelo cai depois com o tempo?
Para entender quanto tempo dura o transplante capilar, temos que entender primeiramente a fisiologia da área em que são retirados os fios. A área doadora (occipital e temporal) são áreas desprovidas dos receptores de DHT (diidrotestosterona) que é o hormônio responsável pela perda de cabelo na calvice. Esse hormônio derivado da testosterona irá agir nos receptores dos folículos capilares e ira causar o que chamamos de miniaturização, que é o afinamento e perda do fio de cabelo. Esse fenômeno ocorre nas áreas calvas que com o tempo, vai levando a perda de cabelo progressiva.
Quando retiramos um folículo da área doadora e colocamos na área calva, ele carrega com si sua própria característica de não ter o receptor de DHT. Por isso, o cabelo implantado na área calva, não recebe a ação da diidrotestosterona, portanto, não ocorre a miniaturização e, teoricamente, não é perdido. Por isso, para responder a pergunta, quanto tempo dura o transplante capilar, diz-se que o transplante capilar dura uma vida toda se bem cuidado.
Entretanto, esse cabelo pode ter um pouco de afinamento proveniente do envelhecimento capilar e se o paciente tiver um padrão de calvice mais difusa, isto é, com rarefação também das áreas doadoras (occipital e temporal) pode haver afinamento e perda dos fios. É importante destacar que o tratamento da calvice pós transplante deve ocorrer para manter o resultado dos fios que não foram transplantados.
Nesse link do meu canal do YouTube eu tiro todas as dúvidas sobre o assunto e ainda mais. E aqui no meu sitetambém explico bastante sobre o procedimento de Transplante Capilar.
Dra. Tamara Vanzela mudou-se para Maringá aos 12 anos de idade, na época fazia a sétima série do ensino médio.
Iniciou Medicina na Universidade Estadual de Maringá (UEM) após um ano de conclusão do Ensino Médio. Formou-se Médica no final de 2013 e já em 2014 iniciou Residência Médica em uma das Universidades mais renomadas do país, a USP de Ribeirão Preto.
Foram 3 anos para se tornar Dermatologista e após o terceiro ano passou com êxito na prova de Título da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Durante a Residência esteve de frente com mais de 3 mil pacientes com doenças Dermatológicas e de Cabelos. Sempre se dedicou ao estudo e trabalho com doenças de cabelo e formou-se pela TricoMed e Hospital Ipiranga de São Paulo em Tricologia Clínica.
Atua no Transplante capilar com equipe sólida, sempre em mais de um médico por cirurgia para garantir a excelência no resultado. A equipe de transplante conta com 7 a 10 pessoas por cirurgia para garantir a excelência no trabalho.
Durante toda sua formação participou de inúmeros congressos Nacionais e Internacionais. Fez apresentação em poster e oral de trabalhos em Congressos Nacionais e Internacionais e publicou artigos científicos em revistas internacionais, inclusive em 2020 um de seus artigos foi escolhido como um dos 20 melhores de artigo em Tricologia do Mundo.
Faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC). Atua na Docência da Disciplina de Dermatologia para o curso de Medicina da UNICESUMAR. Em 2021, ocupou o cargo de Vice-Diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Norte do PR.