Inclusão de prótese ou mastopexia?

Inclusão de prótese ou mastopexia?
Inclusão de prótese ou mastopexia?

Uma dúvida comum nos consultórios é se a cirurgia de mama desejada é mamoplastia de aumento somente com prótese de silicone ou se será necessário ajuste de pele, a mastopexia.

De maneira geral se as mamas apresentam algum grau de ptose (queda) o ajuste de pele se faz necessário. Diversos fatores influenciam no caimento das mamas, sendo que a maioria deles está associada às diferentes fases da vida feminina e faz parte do processo natural de envelhecimento. Assim como outras partes do corpo expostas a gravidade ao longo da vida é esperado, que praticamente todas as mulheres apresentem esta alteração em algum momento. No entanto, isso não impede que elas se sintam desconfortáveis com a situação.

Os principais causadores da flacidez das mamas são: envelhecimento, gestação e amamentação (o aumento das mamas durante a gravidez, preferência do bebê por uma das mamas), gravidade, flutuação de peso (efeito sanfona), alterações hormonais

A mastopexia é indicada justamente para essas mulheres que têm a autoestima prejudicada pela flacidez das mamas e desejam elevar os seios à posição original para, assim, recuperar seu bem-estar e segurança em relação à aparência. Ela pode ser chamada de mastopexia de aumento quando associada a inclusão de implantes de silicone.

A cirurgia de lifting de mamas (mastopexia) dura entre 2 a 4 horas, mais frequentemente sob anestesia geral. Para a realização do procedimento, é realizada uma incisão em torno das aréolas, descendo na vertical em direção ao sulco, pondendo, de acordo com o volume das mamas estender-se pelo sulco mamário formando um T invertido. Nessa cirurgia além do ajuste de pele e modelagem da glândula é feito também o reposicionamento das aréolas.

A cirurgia de aumento mamário com próteses de silicone pode ser realizada nos casos sem flacidez de pele ou alteração no posicionamento das aréolas.

O posicionamento da prótese pode atrás da glândula mamária, atrás da fascia anterior ao músculo, atrás do músculo peitoral (total ou parcialmente).

As incisões são mais frequentemente feitas no sulco mamário, em torno das aréolas ou mais raramente na região axilar.

O formato das próteses pode variar de entre redondas, anatômicas e cônicas.

Sendo as mais usadas as redondas e anatômicas (perfil em gota).

A superfície da prótese pode ser texturizada (áspera), nanotexturizadas (lisas a olho nu e ao toque) ou lisas. Cada uma pode ser usada de acordo com a prefêrencia do cirurgião e características clínicas da paciente.

Ambas as cirurgias têm um alto grau de satisfação para a paciente e baixos índices de complicações. 

 

 

Texto escrito por:
DR. JOÃO PEDRO BILÓ
Cirurgião Plástico
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email