Obstrução nasal e Roncos: você sabe a relação entre estas duas queixas??

Obstrução nasal e Roncos: você sabe a relação entre estas duas queixas??
Obstrução nasal e Roncos: você sabe a relação entre estas duas queixas??

O ronco é o ruído decorrente da vibração dos tecidos da garganta ( geralmente do palato mole, onde fica a úvula, ou „ campainha“).?
?
 Isso acontece quando há uma obstrução ( ou estreitamento ) em algum nível da via aérea, e comumente essa redução de espaço para a passagem do ar, começa no nariz.?
?
São muitas as causas de obstrução nasal : desde um simples resfriado ou gripe (que causam um processo agudo e de resolução mais rápida), às  causas  mais crônicas, como o desvio de septo, rinite e sinusite crônicas,  hipertrofia dos cornetos, pólipos e hipertrofia da adenóide por exemplo.?
?
Para saber as causas do seu ronco e os possíveis tratamentos, é necessária uma avaliação especializada e em geral, exames complementares, que podem incluir a nasofibrolaringoscopia ( um endoscopia da via aérea superior- do nariz até a entrada da traquéia) e a polissonografia , pois é preciso saber se seu ronco está ou não associado  à apnéia noturna.?
?
Muitas vezes, um tratamento clínico/ medicamentoso  pode melhorar a respiração nasal e consequentemente, o quadro de ronco.?
?
Em outros casos, os procedimentos cirúrgicos podem ser indicados. ?
Os mais comuns, para melhora da respiração, são a remoção da adenóide ( adenoidectomia), a correção do desvio de septo e remoção parcial dos cornetos inferiores (septolastia + turbinectomia). Elas podem estar associados  com uma uvulopalatofaringoplastia,(conhecida como „cirurgia do ronco“ )  ou à amigdalectomia (remoção das amígdalas) - nos  caso de apnéia, ?
quando a análise demonstrar indicação destas.?
?
Para o tratamento do ronco, há ainda a possibilidade de terapias como a  fonoterapia (para fortalecimento da musculatura local), as injeções / lasers /radiofrequências e implantes que buscam reduzir a flacidez dos tecidos, os aparelhos intraorais e o CPAP ( nos casos de apnéia ). ?
?
Portanto, vários tratamentos são possíveis para os casos de obstrução nasal crônica, roncos e apnéia - não deixe de buscar ajuda pois a falta de sono adequado compromete a qualidade de vida e a saúde de modo geral!?
Respire melhor, durma melhor e  viva melhor!

Texto escrito por:
Dra. Renata Torres
Otorrinolaringologista
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email