INSÔNIA

INSÔNIA
INSÔNIA

A insônia tem como característica principal a dificuldade para iniciar ou manter o sono de forma satisfatória. Para que seja clinicamente significativa, a queixa relatada deve ocorrer no mínimo três vezes na semana e por no mínimo de um mês, somado a um prejuízo na vida social e ocupacional do indivíduo.

Os transtornos do sono se subdividem em dissonias (caracterizadas por causar sonolência diurna excessiva ou dificuldade para iniciar e/ou manter o sono) e em parassonias (caracterizadas pela presença de condutas anormais associadas ao sono, como o sonambulismo).Ainsônia pode ser ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doenças ou uso indevido de medicações e de substâncias estimulantes (cafeína).


Em se tratando das principais causas, temos:
1. Estresse – Pode ser provocado por preocupações na família, no trabalho, ou mesmo na própria saúde. Assim, a mente fica ativa durante a noite, dificultando o sono.
2. Ansiedade – A própria preocupação com a possível dificuldade em adormecer, acaba atrapalhando o sono.
3. Condições clínicas – Algumas doenças podem estar associadas à insônia, assim como dificuldade para respirar.
Exemplos disso é a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e Doença do refluxo gastroesofágico.

Texto escrito por:
Dr. Cleto Rocha Pombo
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/02/2023
Só tenho a agradecer ao Dr. pelo seu ótimo trabalho. Ele acolhe e orienta para o nosso melhor tratamento possível. Ele me…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email