Matérias

Guia SaÚde Matérias

PRESBIOPIA
PRESBIOPIA

Oftamologista

PRESBIOPIA

Texto escrito por: Dr. Kristian Santos

O que é presbiopia?
A presbiopia, popularmente conhecida como visão cansada, é um distúrbio ocular natural que se manifesta a partir dos 40 anos. Porém, os hábitos de vida de cada pessoa podem fazer com que o quadro surja mais cedo ou mais tarde. A presbiopia acontece porque o cristalino (lente natural do olho) perde a elasticidade à medida que envelhece, o que resulta em uma crescente dificuldade em ver bem de perto.

 

Quais são os principais sintomas?
O principal sintoma é a perda da capacidade de ver ou ler objetos e textos, que estão próximos ao rosto. Começa a ser perceptível a dificuldade em se maquiar, de enfiar a linha na agulha, ler livros, jornais ou até mesmo ler algum texto no celular.
Outros sintomas, podem ser, o surgimento de dores de cabeça persistentes, fadiga ocular, olhos vermelhos, ressecados ou lacrimejando e a fotofobia.

 

Tratamento?
É recomendado as chamadas lentes de descanso (óculos de leitura), ou cirurgia onde podemos contar com o mais moderno Laser da ZEISS o Mel 90 com a plataforma PRESBYOND. Ele oferece a oportunidade de obter a liberdade dos óculos, combinando a simplicidade e a precisão da cirurgia refrativa da córnea com os benefícios do aumento da profundidade de campo na retenção da qualidade visual.
Sendo indispensável contar com o apoio de um oftalmologista para fazer exames e diagnosticar a condição.

Dr. Kristian Santos