Prótese de Mama

Prótese de Mama
Prótese de Mama

Seja para correção de ptose, assimetrias ou aumento, a prótese de mama valoriza a silhueta feminina e aumenta a autoestima. O procedimento também
é conhecido como mamoplastia de aumento ou simplesmente prótese de silicone. Listei as questões mais frequentes, entretanto, caso hajam outras, podemos esclarecer durante a consulta:


- Indicações de prótese de mama
A prótese de mama é indicada para mulheres com seios pequenos, assimétricos, flácidos ou desproporcionais ao corpo. A cirurgia de prótese é indicada quando as mamas já estão completamente desenvolvidas, o que ocorre geralmente aos 16 anos. Existem também os casos pós-tratamento de câncer (mastectomia), onde as próteses são usadas para fins de reconstrução
da mama.


- Tamanho da prótese de mama
Na decisão do tamanho do implante, levamos em consideração as medidas do tórax (altura e largura), altura da paciente, o tamanho natural das mamas e o formato do tórax. Além desses fatores anatômicos temos que conversar e entender o desejo de resultado da paciente, portanto, essa decisão depende de muitos fatores e precisa ser tomada em conjunto com o médico especialista durante a avaliação.

- Formatos de prótese de mama
Existem basicamente 3 formatos de prótese que são: redondo, anatômico (gota) e cônico. Entre esses formatos existem os perfis baixos, médios, altos e superaltos. Juntamente com a decisão do tamanho, a escolha do perfil e formato será tomada em conjunto com o especialista na consulta, em função do resultado desejado pela paciente e a possibilidade técnica.

- Como é feito o implante?
A incisão pode ser na aréola, no sulco mamário ou via axilar, e o local da prótese pode ser na frente ou atras do músculo, de acordo com a melhor indicação para o biotipo da paciente.

- Rotinas comuns do procedimento
Detalhes de cada caso s?o discutidos na consulta e solicitamos os exames de rotina (exames de sangue, urina, raio-X de tórax, exames de imagem da mama e risco cirúrgico). O procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia geral, dependendo do caso. Além disso, o pós-operatório demanda o uso do sutiã cirúrgico e cuidados gerais.

Texto escrito por:
Dra. Mariana Antunes Pereira
Cirurgião Plástico
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email