Matérias

Guia SaÚde Matérias

Laser de Femtosegundo para cirurgia de Catarata
Laser de Femtosegundo para cirurgia de Catarata

Oftamologista

Laser de Femtosegundo para cirurgia de Catarata

Texto escrito por: Dra. Edna Motta Almodin

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. Ela consiste na retirada do cristalino - lente natural do olho - e implante de uma lente intraocular (LIO) – lente artificial que funciona como a lente natural (cristalino). No Provisão Hospital de Olhos, a cirurgia pode ser realizada com laser de femtosegundo.

O Provisão Hospital de Olhos, especializado em oftalmologia na cidade de Maringá, para manter a excelência do atendimento prestado aos pacientes, completa sua linha de equipamentos oftalmológicos trazendo a Maringá o laser Z8, laser de femtosegundo para cirurgia de catarata.

Pioneiro ao adquirir esse equipamento no Paraná, o Provisão acredita nesse revolucionário tratamento e, por isso, investiu na completa tecnologia para recuperação da visão dos pacientes com catarata.

Agora conseguimos responder à velha pergunta dos pacientes: "Minha cirurgia de catarata vai ser feita a laser?". Sim, a partir dessa nova tecnologia, a cirurgia de catarata é realizada a laser. A tecnologia oferecida pelo laser de femtosegundo, elimina a utilização de bisturis e garante uma cirurgia mais precisa e controlada do que a cirurgia em que é utilizada técnica manual.

O laser Z8 fornece imagens do olho até em Tomografia (OCT), até então obtidas somente através de exames realizados fora do centro cirúrgico. Isto permite planejar o procedimento e definir os parâmetros a serem utilizados na cirurgia mais rapidamente. Trata-se de uma personalização do procedimento antes não disponível com a cirurgia tradicional ultrassônica de catarata.

A cirurgia realizada com o laser Z8 e guiada pelo computador é acompanhada através das imagens de tomografia geradas instantaneamente. Etapas críticas da cirurgia de catarata como a capsulotomia anterior, incisões na córnea e a quebra da catarata, antes realizadas manualmente com uso de bisturis, pinças e ultrassom, são agora executadas pelo laser, com precisão e rapidez.

A cirurgia de catarata com laser de femtosegundo representa uma evolução, pois apresenta um conjunto de vantagens, tais como:

- Menor probabilidade de descompensação da córnea, devido a reduzida utilização de ultrassom.

 

- Correção, no mesmo ato cirurgico, do astigmatismo, mediante incisões na córnea com o femtosegundo, obtendo-se melhores resultados visuais.

- Redução de complicações no ato cirúrgico, em específico de roturas de cápsula posterior e fugas da cápsula anterior do cristalino.

- Aperfeiçoamento da centragem das lentes intra oculares devido a um controle perfeito na abertura da cápsula anterior do cristalino (capsulorhexis).

- Diminuição de complicações intra e pós-operatórias.

A introdução da tecnologia do laser de femtosegundo para realização da cirurgia de catarata veio trazer maior previsibilidade ao procedimento. O laser de femtosegundo é a opção tecnologicamente mais avançada para a realização da cirurgia de catarata atualmente.

 

Laser de Femtosegundo para cirurgia de Catarata