Depressão e Doenças Cardiovasculares

Depressão e Doenças Cardiovasculares
Depressão e Doenças Cardiovasculares

Depressão e Doenças Cardiovasculares

Em indivíduos que sofrem um ataque cardíaco, o risco de surgir um episódio depressivo aumenta consideravelmente.
Os profissionais de saúde envolvidos no atendimento destas enfermidades devem estar atentos não só para reconhecer os sintomas da depressão, como também rastreá-la ativamente.
Por outro lado, indivíduos que sofram de depressão crônica também têm maior risco de apresentar um evento cardiovascular.
É muito importante o tratamento da depressão nestes indivíduos porque ela é um agravante das doenças cardiovasculares, inclusive piorando o prognóstico.
Vários fatores interagem entre a depressão e doença cardiovascular, entre eles estilo de vida, má adesão ao tratamento, obesidade e fatores neuro-humorais (hormônios, etc.) ficam alterados nesta condição.
A boa notícia é que existe uma série de tratamentos disponíveis que são eficazes e os pacientes, familiares, amigos e profissionais de saúde devem estimular para que procurem ajuda.

Referência bibliográfica:
Depression and coronary heart disease.
Camey RM, Freeland KE.
Nat Ver Cardiiol. 2017 Mar; 14(3):145-155.

Texto escrito por:
Dr. Marcos Benchimol
Cardiologista
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email