Ptose Mamária

Ptose Mamária
Ptose Mamária
A ptose mamária é um termo utilizado para indicar a falta de sustentação pela ação da gravidade nas mamas, popularmente conhecido como ‘seios caídos’. Geralmente, o problema acomete mulheres em idade avançada, mas pode atingir qualquer faixa etária e pode ocorrer por inúmeros motivos, como: ganho ou perda de peso de maneira rápida, aumento das mamas durante a gravidez e amamentação, menopausa, envelhecimento, hereditariedade. Além disso, maus hábitos de vida, como sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, alimentação inadequada, além da preferência por não usar sutiã (que pode avançar o processo de evolução para o problema) podem acarretar na ptose mamária.
É uma das principais queixas nos consultórios médicos e mexe profundamente com a autoestima das mulheres, pelo aspecto flácido e aparência caída. Isso ocorre também em função do desgaste dos músculos que sustentam o tecido mamário, além das alterações naturais e das mudanças hormonais que o corpo sofre ao longo dos anos.
Apenas a avaliação do médico pode determinar o tratamento adequado, que levará em consideração se a mulher pretende engravidar. Dentre as opções cirúrgicas temos:
 
Mastopexia: que proporciona a remoção de pele, reposicionando a aréola e remodelando o tecido mamário para dar firmeza e sustentação à mama.
 
Mamoplastia redutora: tratamento proposto para seios maiores e volumosos, pois no procedimento pode-se reduzir o excesso de gordura e pele, remodelando o tecido mamário para adequar o seio à proporção do corpo da paciente.
Consulte o especialista para mais informações e avaliar o seu caso.
 

 

Texto escrito por:
Dr. Rogério Fenile
Ginecologia e obstetrícia
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Dr. Rogério Fenile

 

Mestre e Doutor pela UNIFESP, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia e Especialista em Reconstrução Mamária.

 

Com mais de 20 anos de experiência médica e atualmente exerce os cargos de médico chefe da equipe de Mastologia da Amil Saúde e também de médico assistente do Serviço de Mastologia do Hospital Pérola Byington, onde atua desde 1999.

Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela Disciplina de Mastologia do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia. Especialista em cirurgia de reconstrução mamária, nas quais são utilizadas as técnicas de cirurgia oncoplástica.

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva,  fez sua residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Jaraguá e obteve seu título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela FEBRASGO. Posteriormente, concluiu a residência em Mastologia pelo Hospital Pérola Byington e alcançou o título de especialista em Mastologia (TEMA) pela Sociedade Brasileira de Mastologia e o título de habilitação em Mamografia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email