Argônio para quem voltou a ganhar peso

Argônio para quem voltou a ganhar peso
Argônio para quem voltou a ganhar peso

 

Atualmente no mundo são realizadas aproximadamente meio milhão de cirurgias bariátricas por ano. A recidiva da obesidade  após a cirurgia já é fato conhecido entre os cirurgiões bariátricos e representa uma parcela pequena dos pacientes submetidos ao by-pass ( cirurgia com desvio intestinal ).

A causa da obesidade continua sendo multifatorial mas dois fatores em especial contribuem para o reganho de peso: a dilatação do estômago operado e o retorno da compulsão alimentar (ansiedade).

É muito comum neste grupo de pacientes um aumento na ingestão de carboidratos (doces e massas). A explicação para este comportamento é simples: o carboidrato estimula nosso cérebro a produzir substâncias que nos dão bem estar.

Baseados nestes dois fatores, oferecemos aos nossos pacientes um tratamento para perder o peso recuperado ou que ainda falta perder.

 

Aplicação de Plasma de Argônio

A aplicação de argônio é feita ao redor da costura entre o estômago e o intestino diminuindo o seu diâmetro, devolvendo ao paciente a sensação de plenitude (saciedade) que tinha logo após a cirurgia. 

Não há necessidade de internamento e a sedação é acompanhada por médico anestesista.

 

São 3 sessões com intervalo de 60 dias. O retorno após a primeira aplicação deve ser mensal.

A grande vantagem deste método sobre os outros é seu custo (muito mais baixo que os outros métodos atuais), e a possibilidade do paciente sair do procedimento e retomar suas atividades normalmente.

 

Não há necessidade de internamento hospitalar ou realização no centro cirúrgico. 

 

O acompanhamento com o psicólogo faz parte do tratamento para controlar o quadro de ansiedade que faz você comer mais carboidratos. Não esqueça que não existe cirurgia para tratar sua ansiedade.

Os resultados com esta terapia têm se mostrado promissores, com perda de peso em torno de 20% do peso inicial.

Pacientes que não fizeram o acompanhamento multidisciplinar não alcançaram os resultados esperados.

 

Texto escrito por:
Dr. Pablo Gonçalves de Souza
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Paranavai / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email