Remoção de Tumor Cutâneo em Maringá: Dra. Fabrizia Tokunaga Explica os Procedimentos e Prevenção

Remoção de Tumor Cutâneo em Maringá: Dra. Fabrizia Tokunaga Explica os Procedimentos e Prevenção
Remoção de Tumor Cutâneo em Maringá: Dra. Fabrizia Tokunaga Explica os Procedimentos e Prevenção

Translator
 
 
 
 

 

Descubra os principais métodos de remoção de tumores cutâneos em Maringá com a Dra. Fabrizia Tokunaga. Saiba como prevenir o câncer de pele, diagnosticar precocemente e receber tratamento especializado. Agende sua consulta para cuidar da saúde da sua pele hoje mesmo.



Palavras-Chave: Remoção de Tumor Cutâneo Maringá, Tratamento Tumores Cutâneos Maringá, Tratamento Câncer de Pele Maringá, Dra. Fabrizia Tokunaga Maringá, Especialista em Dermatologia Maringá, Prevenção do Câncer de Pele, Diagnóstico Preciso Câncer de Pele, Técnicas de Remoção de Tumores Cutâneos em Maringá.



O câncer de pele está entre os tipos de carcinomas mais comuns entre a população brasileira, representando cerca de 25% dos tumores diagnosticados no Brasil. Entre as causas da enfermidade, a exposição excessiva à luz solar e aos raios ultravioletas se destacam, já que favorecem a produção desordenada de células.



  • Especialista em Dermatologia Maringá: Conhecendo os Tipos de Tumores Cutâneos - Remoção de Tumor Cutâneo Maringá

Os tipos mais comuns de câncer de pele são os carcinomas basocelulares e os carcinomas espinocelulares, responsáveis por cerca de 177 mil novos casos anuais da doença. Além desses dois tipos, há também o melanoma, considerado o mais agressivo dos cânceres de pele, que atinge cerca de 8,4 mil pessoas por ano. Enquanto os carcinomas são causados pela produção anormal das células da pele, os melanomas são originados pela produção excessiva de melanócitos, as células responsáveis pela pigmentação da pele.



  • Especialista em Dermatologia Maringá: Diagnóstico Preciso do Câncer de Pele com a Dra. Fabrizia Tokunaga - Remoção de Tumor Cutâneo Maringá

O diagnóstico de tumores cutâneos deve ser feito por um médico dermatologista, que irá analisar as manchas ou sinais presentes na pele por meio de exames específicos. De modo geral, os pacientes devem buscar ajuda médica após identificarem lesões na pele que não cicatrizam ou que sangram de forma localizada, nas regiões mais expostas ao sol. Uma das principais técnicas para identificação dos sintomas é a regra ABCDE, na qual é feita a análise das lesões com as seguintes características:



- Assimetria: quando metade da lesão é diferente da outra.



- Bordas: são suspeitas lesões irregulares e com aspecto dentado.



- Cor: quando houver diferentes tons, especialmente tons de preto em algumas partes e marrom em outras, é preciso buscar auxílio médico.



- Diâmetro: lesões com diâmetro maior do que 5 mm devem ser analisadas.



- Evolução: mudanças na coloração, tamanho ou na forma devem ser investigadas pelo médico dermatologista.



  • Especialista em Dermatologia Maringá: Técnicas Avançadas de Remoção de Tumores Cutâneos - Remoção de Tumor Cutâneo Maringá

Após o diagnóstico do câncer de pele, o especialista em dermatologia poderá indicar o melhor método de tratamento e remoção da lesão maligna. Entre as principais técnicas disponíveis se destacam:



- Excisão: Técnica indicada para remoção de lesões com a utilização de bisturi e anestesia local, minimizando os desconfortos sentidos pelo paciente. O especialista em dermatologia remove o sinal e uma pequena margem de pele ao redor dele, certificando-se de que toda a lesão foi retirada.



- Eletrocauterização: A cauterização de tumores é um procedimento cirúrgico que destrói as lesões causadas pelo câncer de pele. A pele é carbonizada por um aparelho que emite eletricidade e calor, e permite que o paciente retorne às atividades cotidianas logo após o procedimento.



- Cirurgia de Mohs: Quando o tumor se apresenta em regiões mais sensíveis, como ao redor dos olhos, orelhas ou dedos, por exemplo, a cirurgia de Mohs pode ser indicada, pois preserva uma maior quantidade de pele saudável ao redor da área tratada. A cirurgia de Mohs é feita com base no tipo, tamanho e localização da lesão, apresentando resultados mais efetivos do que outras técnicas.



- Tratamento do Melanoma: O tratamento do melanoma varia de acordo com a extensão, agressividade e localização do tumor, bem como pela idade e estado geral de saúde do paciente. As técnicas mais utilizadas no tratamento do melanoma são a cirurgia excisional e a Cirurgia Micrográfica de Mohs. Contudo, a maioria dos casos de melanoma metastáticos não tem cura, por isso é importante detectar e tratar a doença o quanto antes.



  • Especialista em Dermatologia Maringá: Prevenção do Câncer de Pele - Remoção de Tumor Cutâneo Maringá

Evitar a exposição excessiva à radiação solar ajuda a proteger a pele e prevenir o desenvolvimento do melanoma, bem como dos demais tipos de tumores cutâneos. Além disso, pessoas com histórico familiar de câncer de pele devem ter atenção e cuidados redobrados, devido à maior probabilidade de desenvolver a doença. Em caso de dúvidas, agende sua consulta com a Dra. Fabrizia.

Texto escrito por:
Dra. Fabrizia Tokunaga
Dermatologia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Francisco
05/04/2024
Excelente doutora! Foi ótima a consulta! Recomendo!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email