Tratamento de Hidrocefalia em Umuarama: Neuroendoscopia como Opção Minimamente Invasiva

Tratamento de Hidrocefalia em Umuarama: Neuroendoscopia como Opção Minimamente Invasiva
Tratamento de Hidrocefalia em Umuarama: Neuroendoscopia como Opção Minimamente Invasiva

Descubra como a neuroendoscopia para hidrocefalia, realizada pelo Dr. Fernando Zuniga em Umuarama, oferece um tratamento eficaz e minimamente invasivo, evitando complicações e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

 

Palavras-Chave: Neuroendoscopia para Hidrocefalia Umuarama, Tratamento Hidrocefalia Umuarama, Neurocirurgião em Umuarama, Tratamento Hidrocefalia Minimamente Invasivo Umuarama, Opções de tratamento para Hidrocefalia Umuarama.

 

A hidrocefalia é uma condição séria causada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano no cérebro, podendo levar a danos graves se não for tratada adequadamente. Neste artigo, o Dr. Fernando Zuniga, renomado neurocirurgião de Umuarama, explora as causas e o tratamento dessa condição, com foco na neuroendoscopia.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: O que é Hidrocefalia? - Neuroendoscopia para Hidrocefalia Umuarama

A hidrocefalia ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção do líquor cefalorraquidiano, líquido que é constantemente produzido pelo nosso cérebro, com a função de proteger o encéfalo e a medula de possíveis danos, remover resíduos do metabolismo cerebral e fornecer hormônios para funcionamento adequado do cérebro. O aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano no cérebro faz com que haja o aumento da pressão dentro do crânio, podendo provocar danos importantes ao órgão. A hidrocefalia pode ser decorrente da produção em excesso de líquido, ou devido a existência de um problema na reabsorção do líquor.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Causas da Hidrocefalia - Neuroendoscopia para Hidrocefalia Umuarama

A hidrocefalia pode ser classificada como congênita ou adquirida. A forma congênita está presente desde o nascimento, podendo ser identificada ainda dentro do útero materno ou manifestar-se somente nos primeiros meses de vida do bebê. A hidrocefalia congênita pode estar associada a outros problemas, como por exemplo: espinha bífida, infecção materna ou uso de drogas durante a gestação. Estima-se que cerca de 1 a cada 1000 bebês nascem com este problema. A hidrocefalia adquirida, por sua vez, pode se manifestar em qualquer idade, sendo provocada por infecções, tumores cerebrais, traumatismos cranianos, hemorragias, AVC, entre outras causas.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Neuroendoscopia como Opção de Tratamento - Neuroendoscopia para Hidrocefalia Umuarama

O tratamento na maior parte dos quadros de hidrocefalia é cirúrgico, realizado através da neuroendoscopia. A neuroendoscopia é um procedimento minimamente invasivo, realizado por meio de uma incisão de 1,5cm no ventrículo cerebral com o objetivo de abrir um novo caminho para a passagem do líquor.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Benefícios da Neuroendoscopia - Neuroendoscopia para Hidrocefalia Umuarama

Além de evitar complicações associadas à colocação de válvulas para controlar o fluxo do líquido cefalorraquidiano, a neuroendoscopia para hidrocefalia proporciona uma recuperação mais rápida e melhora dos sintomas, como dor de cabeça e alterações cognitivas. Para crianças em desenvolvimento, essa técnica também favorece o crescimento adequado do cérebro.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Avaliação Pré-Operatória e Outras Opções de Tratamento - Neuroendoscopia para Hidrocefalia Umuarama

Alguns quadros de hidrocefalia não apresentam indicação de tratamento através de método endoscópico. Portanto, se você está em busca de tratamento para a condição, entre em contato e agende uma consulta para com o Dr. Fernando Zuniga em Umuarama para que o seu caso seja analisado, recebendo assim a melhor indicação de tratamento.

Texto escrito por:
Dr. Fernando Zuniga
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
18/04/2023
Minha mãe passou por uns problemas neurológicos e o Dr. Fernando a atendeu muito bem, nos ajudou em um momento de desespero.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email