Personal Trainer Maringá: Por que devemos descansar entre as séries de musculação

Personal Trainer Maringá: Por que devemos descansar entre as séries de musculação
Personal Trainer Maringá: Por que devemos descansar entre as séries de musculação

Muitas pessoas iniciam a prática da musculação com altas expectativas sobre os resultados que serão alcançados, deixando a ansiedade ofuscar as principais estratégias que deveriam ser adotadas para conquistar os objetivos desejados, como, por exemplo, contar com a ajuda de um bom personal trainer e comprar um relógio. Essa última dica pode até parecer bobagem, mas nos treinos de musculação, controlar o intervalo de descanso entre as séries faz toda a diferença, demandando assim que o aluno aguarde cada segundo de descanso estipulado pelo seu personal.

 

Neste artigo, o Personal Trainer Kevin Tamanaha, especialista de Maringá, explora a importância do intervalo de descanso durante os treinos de musculação e como essa estratégia pode influenciar diretamente nos seus resultados.

 

  • Personal Trainer Maringá: A Importância de Descansar entre as séries - Personal Trainer em Maringá Para Orientar no Descanso entre os Treinos

Os intervalos de descanso são fundamentais em uma rotina de treinos, afetando as respostas agudas que o nosso corpo apresenta, como frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura corporal. São esses intervalos que permitem que o músculo trabalhado se recupere e esteja pronto para realizar uma nova série, auxiliando assim na construção muscular.

 

  • Personal Trainer Maringá: O que diz a Ciência Sobre os Intervalos Entre os Exercícios? - Personal Trainer em Maringá Para Orientar no Descanso entre os Treinos

Antes de abordarmos os conceitos científicos por trás do tempo de intervalo entre as séries, vamos relembrar os conceitos de série e repetição. Séries dizem respeito ao número de vezes que um determinado exercício é realizado, como 3 séries de 12 agachamentos, por exemplo, enquanto as repetições se referem ao número de vezes que um determinado movimento ou exercício é repetido, como no caso dos 12 agachamentos citados no exemplo anterior.

 

Dessa forma, quando falamos em intervalo de descanso, estamos nos referindo ao tempo de recuperação necessário entre as séries. Assim, podemos imaginar que a cada série de 12 agachamentos, você pode descansar por cerca de 60 segundos, por exemplo. Contudo, de acordo com a ciência, não existe um tempo de intervalo padrão que deve ser adotado entre as séries. Na verdade, há uma variedade de fatores que devem ser compreendidos para chegar a esse número, sendo necessário compreender quando se deve descansar por mais ou menos tempo.

 

  • Personal Trainer Maringá: Se não Existe um Tempo Padrão, como Saberei se Estou Descansando o Suficiente? - Personal Trainer em Maringá Para Orientar no Descanso entre os Treinos

Quando nos exercitamos, nosso corpo dispõe de três vias metabólicas produtoras de energia. São elas:

 

- Sistema Anaeróbio Alático (ATP/CP – Creatina fosfato);

- Sistema Anaeróbio Lático (Glicolítico – Glicose e Glicogênio);

- Sistema Aeróbio (Oxidativo – Carboidratos e Gorduras).

 

Nenhuma dessas reservas é utilizada de forma isolada, mas, dependendo da duração e da intensidade da atividade física praticada, uma delas é utilizada como principal. Durante uma série de musculação com intensidade moderada, a creatina atende à demanda da síntese de ATP, que após um determinado período de tempo, passa a ser realizada pela glicose, sem a presença de oxigênio. Após terminar a série, o músculo precisa de tempo para recuperar os níveis iniciais de ATP, sendo essa a verdadeira importância do tempo de descanso entre séries, especialmente porque cada indivíduo tem sua própria capacidade de regeneração muscular e de recuperação dos substratos energéticos (ATP/CP). Ademais, após cerca de 6 a 8 minutos de atividade física com um ritmo mais intenso, a via aeróbica entra em ação, utilizando o oxigénio para conduzir as reações químicas necessárias e converter todos os substratos energéticos em energia.

 

  • Personal Trainer Maringá: Diferentes Objetivos Demandam Diferentes Intervalos de Tempo Entre as Séries - Personal Trainer em Maringá Para Orientar no Descanso entre os Treinos

Se o objetivo do treinamento for o desenvolvimento de força máxima para atletas, os intervalos entre as séries devem ser maiores, assim como no caso do treinamento de pessoas debilitadas, permitindo assim a recuperação energética dos músculos e a retomada da frequência cardíaca. Intervalos de descanso com duração menor do que um minuto têm poucas aplicações consensuais em musculação, mas uma das aplicações propostas pode ser na melhoria da resistência, tanto nos seus aspectos musculares quanto cardiovasculares. Esse objetivo, no entanto, tem aplicações restritas ao treinamento esportivo. Logo, podemos concluir que não existe um intervalo de descanso ideal para todas as pessoas, sendo necessário avaliar os objetivos pessoais do aluno a fim de combinar diferentes períodos de descanso para alcançar os resultados desejados.

 

  • Personal Trainer Maringá: Descanso Personalizado como Chave Para o Sucesso - Personal Trainer em Maringá Para Orientar no Descanso entre os Treinos

Kevin Tamanaha, formado em Educação Física pela Unicesumar e fisiculturista premiado, oferece treinos individualizados em Maringá. Sua abordagem única, baseada em técnicas de hipertrofia, garante segurança e eficácia. Entre em contato com Kevin Tamanaha, seu Personal Trainer em Maringá, e descubra como alcançar resultados surpreendentes de forma personalizada e eficaz.

Texto escrito por:
kevin Tamanaha
Personal Trainer
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Rodrigo Vessoni
22/09/2023
Profissional de altíssima qualidade. Soube conduzir exercícios específicos que tinha dificuldade.
Andre Nardi André
22/09/2023
Ótimo profissional, disciplinado e puxa mto bem os treinos. Recomendo!
Psi Que?
22/09/2023
Personal mais atencioso que eu tive até hoje, que me fez alcançar resultados incríveis.
Vitoria Silva
22/09/2023
Excelente profissional
Max Dias Lemos
22/09/2023
Excelente profissional! Recomendo muito!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email