Condromalácia Patelar: Causas, Sintomas e Tratamentos com o Dr. Orlando Colhado

Condromalácia Patelar: Causas, Sintomas e Tratamentos com o Dr. Orlando Colhado
Condromalácia Patelar: Causas, Sintomas e Tratamentos com o Dr. Orlando Colhado

A condromalácia patelar, também conhecida como síndrome da dor patelofemoral, é um problema caracterizado pelo desgaste da cartilagem articular da patela, osso localizado à frente do joelho. Trata-se de uma das complicações mais comuns que acometem a articulação do joelho, provocando dor, inchaço e limitações. Neste artigo, elaborado pelo Dr. Orlando Colhado — médico especialista em dor, doutor em medicina pela USP, professor do curso de medicina da Universidade Estadual de Maringá-UEM e diretor da Clinidor, serão exploradas as causas, sintomas, formas de diagnóstico e tratamento da condromalácia patelar.

 

Palavras-Chave: Tratamento para Dor no Joelho com Ácido Hialurônico em Maringá, Tratamento Condromalácia Patelar Maringá, Tratamento com Ácido Hialurônico para Dor no Joelho em Maringá, Especialista em Dor Maringá, Clinidor Maringá, Especialista em Diagnóstico de Dor no Joelho Maringá.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Causas da Condromalácia Patelar - Tratamento para Dor no Joelho com Ácido Hialurônico em Maringá

A condromalácia patelar é uma condição causada pela degeneração da cartilagem da rótula do joelho, que pode surgir em decorrência de uma série de fatores, como traumas na região, sedentarismo, excesso de peso, desalinhamento do joelho, atividades física de alto impacto e idade. As mulheres possuem maior risco de desenvolver a condição, especialmente pelo uso de calçados com salto alto, os quais mantêm o joelho em constante desaceleração.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Sintomas Comuns da Síndrome da Dor Patelofemoral - Tratamento para Dor no Joelho com Ácido Hialurônico em Maringá

O sintoma mais comum da condromalácia patelar é a dor no joelho, que piora ao subir ou descer escadas e rampas, bem como durante e após a prática de atividades esportivas. Ajoelhar, agachar ou sentar-se com as pernas cruzadas também pode provocar dor.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Diagnóstico da Dor no Joelho - Tratamento para Dor no Joelho com Ácido Hialurônico em Maringá

O diagnóstico da condromalácia patelar é essencialmente clínico, com base na análise dos sintomas e queixas do paciente. Exames de imagem, como raios X e ressonância magnética da região do joelho, também podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Opções de Tratamento da Condromalácia Patelar - Tratamento para Dor no Joelho com Ácido Hialurônico em Maringá

O tratamento da condromalácia patelar deve incluir exercícios de reabilitação, que promovam uma melhora na estabilidade do joelho, impedindo ou retardando a progressão da doença. Caso o problema persista, pode ser indicada a infiltração intra-articular de ácido hialurônico, com o objetivo de lubrificar a área e fortalecer a camada natural que reveste a cartilagem, proporcionando o ali?vio das dores, diminuição dos rangidos e a melhora da mobilidade articular devido a ação anti-inflamatória da substância. Em casos mais avançados e refratários, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

 

  • Especialista em Dor Maringá: Agende Sua Avaliação na Clinidor - Tratamento para Dor no Joelho com Ácido Hialurônico em Maringá

Agende sua avaliação com o Dr. Orlando na Clinidor — uma das primeiras clínicas médica especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor — para que possamos analisar o seu caso e indicar a melhor forma de tratamento. Acompanhe também o nosso trabalho no Instagram: @clinidor.oficial.



Referências:

  • Uso do ácido hialurônico exógeno no tratamento da condropatia patelar – Ensaio clínico randomizado com acompanhamento de seis meses. Disponível em:

https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/s-0039-1697974

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email