Tratamento do Vaginismo em Maringá: Descubra as Causas, Sintomas e Soluções

Tratamento do Vaginismo em Maringá: Descubra as Causas, Sintomas e Soluções
Tratamento do Vaginismo em Maringá: Descubra as Causas, Sintomas e Soluções

Quando falamos de sexo, a ideia é de que essa relação deverá ser sempre muito divertida e prazerosa. Mas, infelizmente, para algumas pessoas o sexo não acontece dessa forma, podendo ser muito doloroso ou até mesmo impossível para mulheres que sofrem com Vaginismo.

 

Neste artigo, a Dra. Alessandra Ferreira, renomada Terapeuta Sexual da cidade de Maringá, explora minuciosamente esse o Tratamento do Vaginismo, oferecendo informações precisas para desconstruir tabus e promover a liberdade sexual.

 

Palavras-Chave: Tratamento Vaginismo Maringá, Terapeuta Sexual Maringá, Tratamento Dor Durante o Sexo Maringá, Fortalecimento dos Músculos do Assoalho Pélvico Maringá, Educação Sexual Maringá, Terapia Sexual Maringá, Fisioterapia Pélvica Maringá, Pompoarismo Maringá.

 

  • Sexóloga Maringá: O Que é Vaginismo? - Tratamento Vaginismo Maringá

O vaginismo é uma disfunção que envolve a contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico, tornando a penetração dolorosa ou impossível. Trata-se de uma condição extremamente comum, que pode ter um grande impacto nas mulheres, seus parceiros e relacionamentos. No entanto, muitas se sentem sozinhas e sem esperança, afinal o assunto é pouco discutido.

 

  • Sexóloga Maringá: Sintomas de Vaginismo - Tratamento Vaginismo Maringá

A principal característica do vaginismo é o desconforto e as fortes dores durante o sexo com penetração. Contudo, além da dor durante o sexo, o vaginismo pode manifestar-se através de sintomas como dificuldades na manipulação vaginal, frustração, ansiedade e baixa autoestima.

 

  • Sexóloga Maringá: Como é Feito o Diagnóstico do Vaginismo? - Tratamento Vaginismo Maringá

O diagnóstico de vaginismo é clínico e deve ser realizado com base na investigação do histórico da paciente, incluindo questões sobre histórico sexual, quantidade de parceiros e experiências traumáticas. Ademais, é importante que a mulher passe por um exame físico e ginecológico completo com um especialista qualificado.

 

  • Sexóloga Maringá: Causas e Histórico Emocional - Tratamento Vaginismo Maringá

Geralmente mulheres diagnosticadas, possuem históricos emocionais de abuso, violência física ou educação sexual muito repressora, aonde o sexo é abordado de forma suja, ruim e pecaminoso, assim a mulher passa enxergar a penetração como algo desprezível inconscientemente.

 

A questão é que a maioria consegue se relacionar com sexo oral, masturbação e até mesmo atingem orgasmo, mas no momento da penetração não consegue relaxar e nessa altura surge a frustração. A maioria das vezes os homens não entendem o que acontece e por machismo acabam forçando a relação com penetração e os traumas acumulam.

 

  • Sexóloga Maringá: Tratamento do Vaginismo em Maringá - Tratamento Vaginismo Maringá

A Dra. Alessandra Ferreira, como terapeuta sexual e instrutora de pompoarismo ensina as mulheres sobre o autoconhecimento para tratar o vaginismo, com exercícios pélvicos e respiração focada, instruindo o uso correto dos dilatadores vaginais, acessórios utilizados para trazer consciência de que está tudo correto e não existe nenhum problema físico. Os exercícios são diários e requerem disciplina e paciência.

 

  • Sexóloga Maringá: Envolvimento do Parceiro - Tratamento Vaginismo Maringá

É muito importante que o parceiro tenha conhecimento de todo o processo de tratamento e seja preparado para auxiliar nos exercícios, e no momento correto de tentar a penetração, desta maneira ele também será instruído. Este processo não costuma ser demorado, mas varia de pessoa para pessoa e torna-se libertador para a mulher e para o casal, trazendo qualidade de vida.

 

  • Sexóloga Maringá: Desconstruir Tabus é Essencial para Promover a Liberdade Sexual - Tratamento Vaginismo Maringá

Compreender o vaginismo é o primeiro passo para buscar tratamento e melhorar a qualidade de vida e a Dra. Alessandra Ferreira oferece o Tratamento do Vaginismo em Maringá com segurança e expertise. Entre em contato para agendar uma consulta, onde todas as suas dúvidas sobre o Tratamento do Vaginismo serão esclarecidas, proporcionando a você a confiança necessária para transformar sua vida sexual.

 

Atualizado em 20/03/2024.

Texto escrito por:
Dra. Alessandra Ferreira
Sexóloga
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email