Cuidados com a saúde mental

Cuidados com a saúde mental
Cuidados com a saúde mental

Investir na análise, iniciando a psicoterapia é uma das maneiras de cuidar da saúde mental, mas como continuar com esse processo para além das sessões?

A maneira como nos sentimos está diretamente ligada à nossa saúde mental, então se estamos bem psiquicamente, esse estado transparece para todas as esferas de nossa vida. Isso se reflete na maneira como lidamos com as questões cotidianas, com o trabalho, com as relações familiares e sociais. Também promove uma melhor capacidade para lidar com as responsabilidades da vida e a maneira como nos comportamos frente às dificuldades.

Muitas vezes as coisas vão acontecendo de forma automática e o primeiro passo para cuidar da saúde mental, é observar como as coisas estão, como se sente em relação às situações, o que elas causam, pois não estamos alheios às situações que surgem e perceber se está se respeitando e levando em consideração os limites internos e externos promoverão atitudes e escolhas mais saudáveis. 

Quando remamos o barco de nossa vida, nos afastamos desse inconsciente que dita a direção, e temos informações importantes sobre nosso estado emocional e podemos criar algo a partir disso. 

Atualmente com o surgimento de novas tecnologias, com as cobranças excessivas, as coisas vão acontecendo muito rapidamente, o presente passa, quase não é vivido. Então, fazer uma pausa, pensar em como as coisas estão acontecendo e organizar uma rotina saudável são essenciais para uma vida bem vivida. 

Já ouvi muitos pacientes dizendo que se sentem culpados quando abrem um espaço para si, sentem como perda de tempo e assim, acabam não vivendo o tempo atual que possuem. 

A vida pode ser bem aproveitada sem achar que as tarefas diárias e as responsabilidades serão prejudicadas. 

Agindo de forma mais consciente e exercitando um olhar mais cuidadoso e menos crítico é possível humanizar suas falhas e levar uma vida mais equilibrada e positiva.

Maristela Silva

Psicóloga e Psicanalista

 

Texto escrito por:
Maristela Silva
Psicologia
Atendimento On-line / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email