Otoplastia: Cirurgia para Correção das Orelhas de Abano e Suas Vantagens

Otoplastia: Cirurgia para Correção das Orelhas de Abano e Suas Vantagens
Otoplastia: Cirurgia para Correção das Orelhas de Abano e Suas Vantagens

As famosas “orelhas de abano”, são uma condição decorrente do desenvolvimento inadequado ou da falta de dobras naturais na cartilagem da orelha. Trata-se de um problema que pode causar preocupações estéticas e psicológicas significativas, especialmente em crianças.

Nesse cenário, a otoplastia se destaca como a cirurgia plástica responsável por ser uma solução eficaz para corrigir essa condição, entre outras deformidades auriculares.

Ao longo deste artigo, exploraremos as indicações da otoplastia, o processo cirúrgico para sua realização, seus benefícios, o pós-operatório e a importância de escolher um cirurgião plástico qualificado para realizá-la.

  • Cirurgião Plástico Rio de Janeiro: Quais são as Indicações da Otoplastia? - Otoplastia Rio de Janeiro

A otoplastia é indicada para pessoas que enfrentam problemas relacionados às orelhas proeminentes, sejam eles assimetrias na forma, tamanho e angulação das orelhas, malformações congênitas, deformidades pós-traumáticas ou casos de macrotia (orelhas com tamanho acima do normal).

Muitas vezes, essas condições podem levar a episódios de bullying e quadros de problemas relacionados à autoimagem, prejudicando assim a autoestima de crianças e adultos. Nesses casos, a otoplastia é indicada, podendo ser realizada inclusive por crianças a partir dos sete anos de idade, quando o crescimento das orelhas está quase completo.

  • Cirurgião Plástico Rio de Janeiro: Como a Otoplastia é Realizada? - Otoplastia Rio de Janeiro

A otoplastia é realizada em ambiente hospitalar, podendo ser feita com anestesia local e sedação, com duração média de 2 horas. No procedimento, o cirurgião faz uma incisão atrás da orelha do paciente, seguindo a dobra natural da pele. A partir dessa incisão, o excesso de pele é retirado e a cartilagem é moldada para obter um resultado harmonioso.

Durante o pós-operatório, o paciente deve permanecer em observação até completa recuperação anestésica. O curativo deve permanecer fechado por entre 24 a 48 horas.

  • Cirurgião Plástico Rio de Janeiro: Quais São os Principais Benefícios da Otoplastia? - Otoplastia Rio de Janeiro

A otoplastia oferece diversos benefícios ao paciente, sendo o principal deles a melhora da autoestima. Para muitas pessoas com orelhas proeminentes, essa cirurgia é uma forma de recuperar a confiança e a qualidade de vida. Ademais, a cicatriz da otoplastia fica praticamente imperceptível, uma vez que os pontos são dados atrás da orelha, tornando-a um procedimento estéticamente discreto.

O procedimento oferece uma rápida recuperação, com resultados perceptíveis após algumas semanas. O resultado final, por sua vez, será alcançado após aproximadamente seis meses do procedimento, quando as orelhas se adaptam à sua nova posição, proporcionando um resultado esteticamente mais agradável ao paciente.

  • Cirurgião Plástico Rio de Janeiro: Como é o Pós-operatório da Otoplastia e Quais Cuidados Devem Ser Empregados? - Otoplastia Rio de Janeiro

Após a cirurgia, o paciente deve permanecer em observação no hospital por cerca de oito a doze horas. Nesse período, são aplicados curativos com pomada cicatrizante e gaze, que serão removidos entre 24 a 48 horas.

O retorno às atividades do dia a dia pode variar entre uma semana para crianças e dois dias para adultos, sempre com a devida proteção do local operado.

  • Cirurgião Plástico Rio de Janeiro: Existem Riscos na Otoplastia? - Otoplastia Rio de Janeiro

Riscos na otoplastia são raros, mas como em qualquer procedimento cirúrgico, há possibilidade de complicações, como hematomas, infecções ou reações alérgicas. De toda forma, os cuidados pós-operatório são essenciais para minimizar esses riscos, fazendo com que seja de suma importância que o paciente siga à risca todas as orientações médicas.

  • Cirurgião Plástico Rio de Janeiro: A Importância de Escolher um Cirurgião Qualificado para Realizar a Otoplastia - Otoplastia Rio de Janeiro

A escolha de um cirurgião plástico qualificado é fundamental para garantir o sucesso da otoplastia, bem como de qualquer outra cirurgia plástica. Somente um profissional experiente e certificado pode garantir a segurança dos seus pacientes e resultados estéticamente satisfatórios.

Em conclusão, a otoplastia é uma solução eficaz para corrigir orelhas de abano e outras deformidades auriculares, promovendo não apenas uma melhora estética, mas elevando a autoestima e a qualidade de vida do paciente. Se você tem interesse em realizar a otoplastia, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso.

Texto escrito por:
Dra. Francielly Aparecida Onesko
Cirurgião Plástico
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

ROSE OLIVEIRA
12/07/2022
Só tenho gratidão por ter conhecido a Fabi e a doutora Fran e hoje estar realizando o meu sonho.
Rejane
12/07/2022
Uma experiência maravilhosa, a Dr Fran um ser humano incrível com um amor pela profissão é um cuidado com os pacientes q…
Adriana Galindo
11/07/2022
A Doutora passa confiança, muito atenciosa e fada! A secretária nota mil de atenciosa!
isabela naziel
11/07/2022
Todas maravilhosas,elas conseguem reacender o brilhos dos nossos olhos, mesmo diante de tantos problemas que os planos de…
valeria Lisboa
11/07/2022
Maravilhosa! Realiza sonhos!sincera! Profissional e o mais importante!!! Um ser humano único!!
Raquel Rayol Teixeira
11/07/2022
Equipe maravilhosa!
Karina Oliveira de Carvalho Alcântara Ribeiro
11/07/2022
Bons profissionais existem muitos, mas encontrar alguém que faz da sua profissão uma arte, são pra poucos. E a Dra Fran…
ELIANA DE OLIVEIRA DA SILVA
11/07/2022
Médica maravilhosa! Atenciosamente, caprichosa, altamente competente. Suas cirurgias tem resultados maravilhosos, a minha…
Eliana Almeida
11/07/2022
Dra Fran, é com muito orgulho que te chamo de minha fadinha! Confio plenamente no seu trabalho e agradeço imensamente por…
Andressa Monteiro
11/07/2022
Passei por alguns médicos até decidir pelo procedimento, e foi minha melhor escolha, muito profissional, atenciosa, cuidadosa,…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email