Lesões do manguito rotador

Lesões do manguito rotador
Lesões do manguito rotador

As lesões do manguito rotador constituem uma causa frequente de dor no ombro em pessoas de todas as idades, elas vão de uma tendinite aguda a uma lesão maciça comprometendo todos seus componentes.
Sua prevalência é alta e varia de 7 a 40%, aumentando com a idade.
Sua causa ainda não é clara, mas acredita-se que ela seja multifatorial, podendo ser por motivos intrínsecos (impacto, avascularização dos tendões, idade) e extrínsecos ou traumáticos.
A dor é o principal sintoma. Normalmente ela se localiza na região ântero-lateral do ombro e face lateral do braço e sua intensidade é variável. A maioria dos pacientes se queixa de dor noturna e dificuldade ou incapacidade de deitar-se sobre o lado afetado, sendo este um aspecto muito característico e constante da doença do manguito rotador.
A ressonância magnética é o exame de imagem de escolha para o melhor diagnóstico e conduta.
O tratamento pode ser conservador (não cirúrgico) ou cirúrgico, sendo que devemos expor os riscos e benefícios dos tratamentos aos pacientes. O tratamento conservador oferece a vantagem de evitar a cirurgia e as suas complicações que podem ocorrer (infecção, lesões nervosas e do deltóide). Suas desvantagens são a possibilidade de recorrência dos sintomas e, mais importante, o agravamento da lesão e alterações degenerativas crônicas (atrofia, degeneração gordurosa e retração dos tendões) que poderiam complicar um eventual tratamento cirúrgico futuro e influenciar negativamente na qualidade de seu resultado final.
O tratamento cirúrgico oferece a possibilidade de alívio da dor e, possivelmente, a prevenção de alterações crônicas.

Texto escrito por:
Dr. Daniel Lopes
Ortopedista
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email