Matérias

Guia SaÚde Matérias

TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO PARA VARIZES E MICROVARIZES:
TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO PARA VARIZES E MICROVARIZES:

vascular

TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO PARA VARIZES E MICROVARIZES:

Texto escrito por: Dr Rodrigo Valle

VARIZES DOS MEMBROS INFERIORES, OU DOENÇA VENOSA CRÔNICA, É UMA PATOLOGIA QUE ATINGE APROXIMADAMENTE 40% DA POPULAÇÃO MUNDIAL, OU SEJA, MUITOS SOFREM COM ESTA MOLÉSTIA, SEJA POR DOR OU APENAS ESTÉTICA.

 

DURANTE MUITO TEMPO, A CIRURGIA FOI O ÚNICO TRATAMENTO DISPONÍVEL QUE PODÍAMOS INDICAR. PORÉM ISSO MUDOU NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, COM A EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS DE ESCLEROTERAPIA (APLICAÇÕES) E DOS APARELHOS DE ULTRASSOM DOPPLER (FUNDAMENTAL PARA DIAGNÓSTICO CORRETO DAS VARIZES).

 

COM ESTA EVOLUÇÃO, DISPOMOS DE MUITAS TÉCNICAS NÃO CIRÚRGICAS, ISTO É, PODEMOS TRATAR MUITAS VARIZES SEM A NECESSIDADE DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR, RAQUIANESTESIA, CENTRO CIRÚRGICO, ETC.

 

O SURGIMENTO DE TÉCNICAS COMO A ESCLEROTERAPIA AMPLIADA, LASER TRANSDÉRMICO, ESCLEROTERAPIA COM ESPUMA E TERMOABLAÇÃO DE SAFENAS FOI UM GRANDE AVANÇO NAS OPÇÕES DE TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO. ESTAS MODALIDADES SÃO MUITO POUCO INVASIVAS E COM RESULTADOS MELHORES QUE A CIRURGIA QUANDO BEM INDICADAS E ELABORADAS POR CIRURGIÕES VASCULARES.

 

COMO EXEMPLO, AS MICROVARIZES, QUE SÃO VASOS DE CARÁTER MAIS ESTÉTICO, PRECISAVAM DA MICROCIRURGIA PARA SEREM ELIMINADOS, COM O PACIENTE GANHANDO CICATRIZES, MANCHAS E ÀS VEZES, COM RESULTADO PIOR DO QUE SEM O TRATAMENTO. HOJE, TEMOS A TÉCNICA DO LASER TRANSDÉRMICO E ESCLEROTERAPIA AMPLIADA QUE SUBSTITUEM A MICROCIRURGIA, COM RESULTADOS ESTÉTICOS MUITO MELHORES E REALIZADO NO CONFORTO DO CONSULTÓRIO E DE MANEIRAS NÃO DOLOROSAS.

 

SIM, ESCLEROTERAPIA SEM DOR! TÉCNICAS COMO A SEDAÇÃO CONSCIENTE E APARELHO COOLER PERMITEM QUE TODOS OS TRATAMENTOS SEJAM FEITO DE MANEIRA CONFORTÁVEL.

 

PORTANTO, MÉTODOS NÃO CIRÚRGICOS E SEM DOR. NÃO DEIXE DE CONHECÊ-LOS.