Tratamento de Lipedema em São Paulo: Como tratar essa condição de forma efetiva?

Tratamento de Lipedema em São Paulo: Como tratar essa condição de forma efetiva?
Tratamento de Lipedema em São Paulo: Como tratar essa condição de forma efetiva?

Hoje vamos falar sobre o tratamento de lipedema em São Paulo, uma opção efetiva para aqueles que sofrem com essa condição.

 

O lipedema é uma doença crônica que afeta o tecido adiposo, causando o acúmulo excessivo de gordura nas pernas e braços, provocando uma aparência desproporcional do corpo.

 

Afeta principalmente mulheres e pode causar dor, desconforto e afetar significativamente a qualidade de vida. Iremos apresentar os diferentes métodos de tratamento disponíveis em São Paulo, proporcionando um melhor entendimento sobre como é possível tratar o lipedema e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

 

Boa leitura!

 

O que é o lipedema?

Antes de falarmos sobre o tratamento de lipedema em São Paulo, é importante entender o que é o lipedema. O lipedema é uma doença crônica, que afeta as mulheres(raramente afeta homens) e que pode se manifestar em diferentes regiões do corpo.

 

A região afetada, deixa a pele com uma aparência de “casca de laranja”, além do volume desproporcional ao restante do corpo. Diferente da obesidade, o lipedema está relacionado a um acúmulo anormal de gordura, que é difícil de ser eliminado mesmo com dieta e exercícios físicos.

 

Além do acúmulo de gordura, a paciente como lipedema também pode ter sintomas como dor, sensibilidade, hematomas fáceis e inchaço. Esses sintomas podem piorar com o tempo e afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, é importante buscar tratamento adequado para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

 

Como é feito o diagnóstico do lipedema?

Antes de buscar por um tratamento de lipedema em São Paulo, é necessário um diagnóstico preciso. O diagnóstico do lipedema pode ser feito através de uma avaliação clínica realizada por um médico especializado.

 

O médico irá avaliar os sintomas apresentados pelo paciente, como o acúmulo de gordura nas pernas e/ou braços, dor, sensibilidade e inchaço. É preciso estar atenta aos sinais do lipedema.

 

Além disso, o médico pode solicitar exames complementares, como ultrassonografia e exames de imagem, para confirmar o diagnóstico e descartar outras condições semelhantes, como obesidade ou linfedema.

Por ser uma doença progressiva, ou seja, os sintomas podem piorar com o tempo, quanto antes o diagnóstico for feito, mais eficiente será o tratamento. Procure pelo melhor cirurgião plástico de São Paulo para encontrar um especialista no tratamento de lipedema e agendar a sua consulta.

 

Estágios do Lipedema

Durante o diagnóstico, é preciso identificar em qual grau está o desenvolvimento da doença, que segundo a SBACVSP(Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo) é classificado como:

  • Estágio 1: a superfície da pele é normal, ocorre aumento da gordura no tecido subcutâneo e há presença de nódulos ou bolinhas de gordura, como se fossem pérolas por baixo da pele.
  • Estágio 2: a pele é irregular, um pouco mais flácida do que o esperado para a idade e com aspecto de celulite, e os nódulos que podemos palpar ficam maiores.
  • Estágio 3: a pele é significativamente mais flácida, com a presença de dobras de pele. Isso pode causar dificuldade para caminhar e se movimentar. Além dos nódulos, podemos palpar também áreas de fibrose, que são como cicatrizes por baixo da pele causadas pela inflamação crônica.
  • Estágio 4: todas as alterações descritas no estágio 3, mais o comprometimento do sistema linfático. O linfedema (comprometimento dos vasos linfáticos) pode ocorrer em qualquer estágio, mas é mais frequentemente encontrado em mulheres com lipedema a partir do estágio 3, quando é chamado de lipo-linfedema, ou no estágio 4. 

 

Tratamento de Lipedema em São Paulo

Agora que entendemos o que é o lipedema e como é feito o diagnóstico, vamos falar sobre as opções de tratamento disponíveis em São Paulo. O tratamento do lipedema tem como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Existem diferentes abordagens no tratamento de lipedema, como terapia descongestiva complexa, procedimentos cirúrgicos, tratamentos minimamente invasivos e cuidados paliativos.

 

Terapia descongestiva complexa

A terapia descongestiva complexa é uma das opções de tratamento de lipedema em São Paulo. É um tratamento multidisciplinar que combina diferentes modalidades terapêuticas, como drenagem linfática manual, bandagens compressivas, exercícios, cuidados com a pele e uso de meias de compressão.

Essa abordagem visa reduzir o inchaço, melhorar a circulação linfática e aliviar os sintomas de dor e desconforto. A terapia descongestiva complexa é geralmente realizada por uma equipe especializada, que inclui fisioterapeutas, médicos especializados em linfologia e dermatologistas.

Essa abordagem pode ser bastante eficaz para o tratamento do lipedema, especialmente nos estágios iniciais da doença.

 

Procedimentos cirúrgico

Os procedimentos cirúrgicos são outra opção de tratamento de lipedema. Existem diferentes tipos de cirurgias que podem ser realizadas para tratar o lipedema, como a lipoaspiração tumescente, a abdominoplastia e a dermolipectomia braquial.

 

Essas cirurgias têm como objetivo remover o excesso de tecido adiposo e remodelar as áreas afetadas pelo lipedema, proporcionando uma melhora estética significativa. É importante ressaltar que a cirurgia não é uma opção de tratamento para todos os pacientes com lipedema.

 

Antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, é necessário passar por uma avaliação médica detalhada para determinar se você é um candidato adequado para a cirurgia, levando em consideração fatores como o estágio do lipedema, a presença de outras condições médicas e a expectativa de resultados.

 

Tratamentos minimamente invasivos

Além da terapia descongestiva complexa e dos procedimentos cirúrgicos, existem também algumas opções de tratamentos minimamente invasivos para o lipedema em São Paulo.

Esses tratamentos têm como objetivo reduzir o acúmulo de gordura e melhorar a aparência das áreas afetadas pelo lipedema, sem a necessidade de cirurgia. Um exemplo de tratamento minimamente invasivo para o lipedema é a lipoaspiração a laser.

 

Essa técnica utiliza a energia do laser para quebrar as células de gordura, que são então removidas através de pequenas incisões na pele. Esse procedimento é menos invasivo do que a lipoaspiração tradicional e pode proporcionar resultados satisfatórios para alguns pacientes.

 

Cuidados paliativos

Por fim, em casos mais avançados do lipedema, quando os tratamentos anteriores não são mais capazes de aliviar os sintomas de forma efetiva, podem ser necessários cuidados paliativos.

 

Os cuidados paliativos têm como objetivo proporcionar conforto e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, através do controle dos sintomas e do suporte psicossocial.

 

Os cuidados paliativos podem incluir o uso de medicamentos para aliviar a dor, o uso de meias de compressão para reduzir o inchaço, além de intervenções emocionais e de suporte psicossocial para ajudar o paciente a lidar com as dificuldades causadas pelo lipedema.

 

Como é o tratamento de lipedema em São Paulo?

Agora que entendemos as diferentes opções de tratamento de lipedema em São Paulo, vamos falar sobre como é o tratamento em si. O tratamento de lipedema em São Paulo é geralmente individualizado, levando em consideração as necessidades e características de cada paciente.

 

O tratamento pode incluir uma combinação das opções mencionadas anteriormente, como a terapia descongestiva complexa em conjunto com procedimentos cirúrgicos ou tratamentos minimamente invasivos.

 

A escolha do tratamento adequado para cada paciente depende de vários fatores, como o estágio da doença, a gravidade dos sintomas, as condições médicas pré-existentes e a expectativa de resultados. Além disso, é importante destacar que o tratamento de lipedema é um processo contínuo.

 

O lipedema é uma condição crônica e progressiva, portanto, o tratamento pode envolver uma abordagem de longo prazo para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

 

O tratamento de lipedema é eficaz?

Sim, o tratamento de lipedema é eficaz na maioria dos casos. No entanto, é importante lembrar que cada paciente é único, e os resultados podem variar dependendo de fatores como o estágio da doença, a aderência ao tratamento e a presença de outras condições médicas.

 

Qual é o custo do tratamento de lipedema em São Paulo?

O custo do tratamento de lipedema em São Paulo pode variar dependendo do tipo de tratamento escolhido, das necessidades do paciente e da clínica ou hospital onde o tratamento é realizado.

 

É recomendado entrar em contato com a clínica ou hospital de sua escolha para obter informações detalhadas sobre os custos envolvidos

 

Existe uma cura para o lipedema?

Atualmente, não há uma cura definitiva para o lipedema. No entanto, o tratamento adequado pode ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

 

Quanto tempo leva para ver os resultados do tratamento de lipedema?

O tempo necessário para ver os resultados do tratamento de lipedema pode variar de paciente para paciente. Alguns pacientes podem experimentar alívio dos sintomas logo após o início do tratamento, enquanto outros podem levar mais tempo para alcançar os resultados desejados.

 

É importante manter expectativas realistas e se comprometer com o tratamento a longo prazo. O tratamento de lipedema é uma opção efetiva para aqueles que sofrem com essa condição.

 

Existem diferentes opções de tratamento disponíveis, como a terapia descongestiva complexa, procedimentos cirúrgicos, tratamentos minimamente invasivos e cuidados paliativos.

 

É importante procurar um médico especializado para avaliar suas necessidades individuais e determinar o melhor plano de tratamento para você. Lembre-se de que o tratamento de lipedema é um processo contínuo e pode envolver uma abordagem de longo prazo.

 

Além disso, é importante ter expectativas realistas e se comprometer com o tratamento para alcançar os melhores resultados possíveis. Com o tratamento adequado, é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com lipedema.

Texto escrito por:
João Bragagnollo
Cirurgião Plástico
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email