A mastopexia está entre as cirurgias plásticas mais realizadas pelas mulheres no nosso país, assim como no mundo todo. Trata-se de um procedimento que visa harmonizar as mamas, o tórax e toda a estrutura corporal da paciente, podendo ser associado ao aumento dos seios com o uso de próteses de silicone. No entanto, as cicatrizes decorrentes da cirurgia acabam provocando insegurança na maioria das mulheres que desejam realizar esse procedimento.
A boa notícia é que os grandes cortes, que até então eram necessários para retirar o excesso de pele e gordura, hoje podem ser minimizados por meio de uma técnica avançada, a mastopexia short scar.
Entenda mais sobre a mastopexia short scar e conheça todas as vantagens que essa técnica oferece a seguir.
Cirurgião Plástico Cuiabá: Quando a mastopexia short scar é indicada? - Mastopexia short scar Cuiabá
A mastopexia tem o objetivo de tratar a ptose mamária, ou seja, mamas caídas, para que seja possível reposicioná-las em um ponto mais alto, esteticamente melhor para a paciente. A ptose ou a queda das mamas é uma queixa comum entre as mulheres, que pode ser decorrente de fatores hereditários, processos de emagrecimento com grande perda de peso, de uma gravidez ou do próprio envelhecimento natural.
Indico a mastopexia short scar para todas as pacientes que buscam realizar um levantamento ou uma redução das mamas, com ou sem a colocação de prótese, e que também desejam uma cicatriz menor, menos aparente.
Cirurgião Plástico Cuiabá: Quais são as principais diferenças entre a mastopexia convencional e a mastopexia short scar? - Mastopexia short scar Cuiabá
A mastopexia convencional costuma ser realizada com cortes abaixo dos mamilos, que, posteriormente, acabam resultando em cicatrizes mais perceptíveis. Nesse cenário, a mastopexia short scar surge como uma evolução da já tradicional mastopexia, seja ela em T ou em L, possibilitando reduzir de 40% a 70% a extensão da cicatriz na horizontal.
Na mastopexia short scar, a retirada de pele é feita pela vertical, em volta das aréolas, reduzindo a necessidade de cicatrizes embaixo das mamas. Assim as cicatrizes ficam mais curtas na horizontal, reduzindo as cicatrizes nas regiões mais aparentes como centro e nas laterais do tórax, o que torna possível o uso de biquínis pequenos e vestimentas decotadas com muito mais conforto.
Cirurgião Plástico Cuiabá: O que é sutiã interno e como essa técnica pode ser associada a mastopexia short scar? - Mastopexia short scar Cuiabá
O sutiã interno é uma técnica que tem o objetivo trazer aos seios o suporte que o sutiã externo dá, mas de forma interna como uma técnica de reforço à sustentação do sulco mamário e pode ser realizada em associação a mastopexia short scar.
Associar o sutiã interno à técnica short scar aumenta a segurança da aréola e reduz, em alguns casos, a necessidade do uso de implantes mamários.
Cirurgião Plástico Cuiabá: Como é o pós-operatório da mastopexia short scar? - Mastopexia short scar Cuiabá
De maneira geral, o pós-operatório da mastopexia short scar costuma ser indolor e para alcançar um resultado final de acordo com o esperado, a paciente deverá seguir todas as recomendações fornecidas pelo cirurgião plástico. O sutiã cirúrgico deverá ser utilizado por até dois meses após o procedimento, período em que a paciente deve evitar realizar grandes esforços ou movimentos exagerados de elevação dos braços.
Por fim, a paciente poderá retornar ao trabalho depois de 30 dias e de acordo com a evolução pós-operatória, gradualmente, o cirurgião plástico poderá liberá-la para outras atividades.
Cirurgião Plástico Cuiabá: Quais são as principais vantagens da mastopexia short scar? - Mastopexia short scar Cuiabá
As principais Vantagens da mastopexia short scar são:
- Cicatriz horizontal reduzida;
- Melhor tratamento da flacidez lateral das mamas e da flacidez de pele na axila, algo que incomoda muitas mulheres;
- Menor risco de sofrimento vascular na região das aréolas.
Quer saber mais sobre a mastopexia short scar e se ela se aplica ao seu caso? Entre em contato e agende uma consulta para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.
O Dr. Márcio Morroni é formado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso. Realizou residência em Cirurgia Geral no hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso.
Para ampliar ainda mais seus conhecimentos na especialidade, realizou diversos estágios, cursos de aperfeiçoamento, especializações e workshops.
Pós-graduação, estágios e cursos complementares em São Paulo -SP e Belo Horizonte-MG, para Lipohd (lipolad), Mastopexias primárias e secundárias e Rinoplastia estética e funcional.
Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Associação Médica Brasileira (AMB)
Membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica
CRM 4750-MT RQE 4622
CRM 154485-SP RQE 71566