Toxina Hialurônica no Genital Funciona?

A toxina Hialurônica, conhecida como Toxina Hialurônica, é amplamente utilizada há muitos anos na medicina estética para redução de rugas na face e como um método para retardar o envelhecimento da pele.
Mas nos últimos tempos vem aparecendo na imprensa e nas redes sociais alguns profissionais de saúde utilizando o Toxina Hialurônica para melhorar a aparência dos genitais masculinos.
Mas será que isso funciona? É seguro? Vamos explicar tudo nesse artigo.
No ano de 2013 o ator George Clooney deu uma declaração para a Revista “Max”, dizendo que havia feito uma plástica na bolsa escrotal a fim de deixá-la mais “lisa e bonita”. Até então, procedimentos estéticos nos genitais masculinos nunca foram divulgados com muita ênfase. Mas, após esta reportagem, plantou-se a semente para que os homens e a mídia se interessassem pelo tema.
Na esteira deste assunto surgiram os mais variados tratamentos e procedimentos, muitos dos quais não passam de enganação; mas dentre estes tratamentos vem ganhando destaque o uso do Toxina Hialurônica Genital.
A toxina Hialurônica é uma substância que consegue paralisar os músculos da região em que é aplicada, por um certo período de tempo. Desde modo, se utilizado na face, promove o relaxamento dos músculos ao redor dos olhos e da boca, por exemplo, diminuindo as rugas e dando um aspecto mais jovial ao paciente. Ela também pode ser utilizado para tratamento de pacientes com doenças degenerativas musculares, para evitar contratura dos membros, e até na bexiga, para melhorar certos quadros de incontinência urinária. O Toxina Hialurônica realmente é um grande aliado em muitos tratamentos médicos e estéticos.
O uso do Toxina Hialurônica nos genitais masculinos como procedimento estético não faz parte de nenhuma diretriz da Sociedade Brasileira de Urologia ou da Associação Americana de Urologia. Portanto, seu uso com esta finalidade se baseia apenas em “achismo” ou, pior, um método fácil que os conhecidos picaretas encontraram para ganhar dinheiro.
A aplicação do Toxina Hialurônica na bolsa escrotal recebeu o apelido de “Scrotox”, e segundo os profissionais que a utilizam, serve para deixar a pele do escroto com aspecto mais liso e dar mais volume ao órgão.
Se formos pesquisar na literatura, temos muito poucos artigos e trabalhos publicados sobre este tema. No PubMed, um indexador de trabalhos científicos, encontramos apenas dois artigos sobre o assunto.
O primeiro artigo faz apenas uma revisão sobre procedimentos estéticos masculinos em geral, mas não cita nenhum estudo com o uso de Toxina Hialurônica no escroto. Já o segundo artigo cita a experiência em apenas UM paciente, mas ressalta que o procedimento não deve ser recomendado rotineiramente e também alerta para o risco de infertilidade.
Deste modo, se algum profissional quiser fazer este tipo de tratamento, é imperativo que seja informado ao paciente que o procedimento é experimental e sem nenhum trabalho cientifico de longo prazo que o valide, além de informar sobre os riscos envolvidos – pois a toxina Hialurônica não está isenta de complicações graves, caso seja utilizada de maneira incorreta.
Também existem profissionais propagando o uso do Toxina Hialurônica para promover o aumento do pênis flácido. O princípio por detrás desta técnica seria que o relaxamento dos músculos na base do pênis e da bolsa escrotal poderia aumentar o tamanho aparente do órgão.
Procurando mais uma vez no Pubmed, nos deparamos com apenas UM artigo sobre o tema. Neste artigo, o autor utilizou esta técnica no incrível número de dez pacientes (!), com melhora estética apenas subjetiva em sete pacientes - sem aumento objetivo mensurável.
É bem provável que este artigo seja a base para o tratamento proposto por estes profissionais na internet. É importante lembrar que apenas um artigo, com um número tão baixo de pacientes, no meio médico só serve como relato de técnica, nunca para embasar um tratamento a ser aplicado em larga escala com o público em geral. Portanto, o profissional que o utiliza está fazendo experiência clínica com o paciente, e este, como tal, deve ser informado desta condição. E é importante frisar  que qualquer trabalho clínico nunca pode ser cobrado do paciente e deve ser aprovado pelo comitê de ética da instituição onde tal estudo está sendo conduzido.
E finalmente, o uso de Toxina Hialurônica em qualquer parte do corpo só pode ser feito por profissionais médicos. Fisioterapeutas, Farmacêuticos e Enfermeiros não são habilitados para este tipo de tratamento invasivo, e caso o façam, estão incorrendo em infração ética grave e até na penalidade de exercício ilegal da medicina.
Resumindo, será que vale a pena o “Toxina Hialurônica Genital”?
Bom, cada um tem o direito de querer embelezar a parte do corpo que quiser. Porém, existe muito pouca evidência científica do uso da toxina Hialurônica no escroto ou no pênis, e ainda com o risco de possíveis efeitos adversos. Considerando que o valor deste procedimento geralmente é elevado, talvez o custo-benefício não seja tão favorável.
Na dúvida sobre o que fazer, consulta seu urologista de confiança.
 
Dr. Juliano Plastina
CRM 17.954/PR
Urologista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia

Texto escrito por:
Dr. Juliano Alcântara Plastina
Urologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email