Cirurgia Pós-Bariátrica (pós grande perda ponderal – emagrecimento)

Cirurgia Pós-Bariátrica

Cirurgia Pós-Bariátrica

Ao planejar um tratamento pós bariátrica, é necessário considerar alguns pontos importantes:

- A cirurgia bariátrica que leva ao emagrecimento tem componentes restritivos (redução do estômago) e disabsortivos (desvio do trânsito intestinal). Ambos os componentes, mas principalmente os disabsortivos, levam o paciente a ter algumas deficiências nutricionais que podem interferir diretamente na cicatrização.

- É comum ocorrerem distorções anatômicas como acúmulos de gordura localizada (lipodistrofias), fragilidade cutânea (estrias difusas) e flacidez residual da pele.

- Apesar do emagrecimento, os vasos sanguíneos (artérias e veias) mantêm-se hipertrofiados, com propensão a maior perda sanguínea durante a cirurgia.

Existem 4 principais modalidades de tratamentos que podem ou não ser associados, dependendo de uma avaliação individualizada. São eles:

1) Dermolipectomia abdominal (associada a plicatura do músculo reto abdominal)

Pode ser subdividida em 3 modalidades principais: Convencional, em Âncora ou Circunferencial (BELT). Tem como objetivo o tratamento do abdome em avental e a correção da diástase do músculo reto abdominal.

2) Mamoplastia

Pode ser subdividida em 2 modalidades principais: Mamoplastia Redutora ou Mastopexia (com ou sem prótese). Ambas têm por objetivo elevar a mama e retirar os excessos de pele.

3) Dermolipectomia Crural (coxoplastia)

É a retirada do excesso de pele da região das coxas e da virilha. Pode ser necessária a associação com a lipoaspiração da região.

4) Dermolipectomia Braqual (braquioplastia – braços)

É a retirada do excesso de pele da região dos braços. Todas as modalidades cirúrgicas envolvem a necessidade de cicatrizes comumente extensas. É comum a utilização do conceito de troca dos excessos de pele e lipodistrofias por cicatrizes e um melhor contorno corporal.

Quando bem aplicadas, tendem a melhorar a qualidade de vida, a higiene e a autoestima dos pacientes.

Procure sempre um Cirurgião Plástico com Formação – Associado da SBCP. Acesse o site www.cirurgiaplastica.org.br e confira se o seu Médico é mesmo um Cirurgião Plástico.

Texto escrito por:
Marlon Câmara Lopes
Cirurgião Plástico
Ponta Grossa / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
10/11/2023
Excelente profissional recomendo a todos seus serviços, sua equipe é sensacional.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email