Você sabe quais são as enfermidades tratadas na cirurgia endovascular ?

Você sabe quais são as enfermidades tratadas na cirurgia endovascular ?

Você sabe quais são as enfermidades tratadas na cirurgia endovascular ?

As cirurgias endovasculares geram uma série de incertezas nos pacientes, afinal, a palavra cirurgia está atrelada ao imaginário popular como um procedimento complexo, envolto de riscos e que exige uma série de cuidados durante a recuperação. Mas, a cirurgia endovascular tem um perfil diferente, visto que este é um procedimento minimamente invasivo, feito a partir da inserção de um cateter nos vasos sanguíneos, sem a necessidade de cortes na pele, como nas cirurgias convencionais.

 

Entenda mais sobre a cirurgia endovascular, suas indicações e como ela é realizada a seguir.

 

  • Cirurgião Vascular Maringá: Em que consiste a cirurgia endovascular? - Cirurgia Endovascular Maringá

A cirurgia endovascular pode ser indicada no tratamento de diversos problemas que afetam a circulação sanguínea. Seus procedimentos são realizados por meio de cateteres, tubos finos guiados por monitores, que navegam pelo sistema circulatório e que são inseridos através de pequenas incisões cirúrgicas na virilha, com uma simples punção venosa ou arterial.

 

  • Cirurgião Vascular Maringá: Para que serve a cirurgia endovascular? - Cirurgia Endovascular Maringá

A cirurgia endovascular é fundamental para o tratamento de diversos problemas vasculares e arteriais, como aneurisma, doença carotídea, doença arterial obstrutiva e problemas venosos, como varizes e trombose venosa, por exemplo.

 

No tratamento dos aneurismas, é realizada a colocação de um tubo de material sintético,  uma endoprótese, que reforça o interior da parede da artéria, tratando o aneurisma. Na doença carotídea e na doença arterial obstrutiva, pode ser realizada uma angioplastia, procedimento que utiliza balões que podem ser inflados dentro da artéria, eliminando a obstrução. Já no tratamento das varizes, é possível eliminar as veias varicosas com catéteres equipados com laser ou radiofrequência.

 

Por fim, no tratamento da trombose venosa, a cirurgia endovascular oferece a possibilidade de dissolver os coágulos dentro das veias com um catéter especial. Vale ressaltar que a escolha do melhor método de tratamento para um problema vascular dependerá de cada caso, o que exige a avaliação de um cirurgião vascular experiente, que poderá decidir em conjunto com o paciente qual a melhor opção.

 

  • Cirurgião Vascular Maringá: Quais são as principais vantagens da cirurgia endovascular? - Cirurgia Endovascular Maringá

A maior vantagem da cirurgia endovascular é a possibilidade de tratar doenças graves em partes de difícil acesso do corpo, graças à visualização ampliada da área tratada, oferecendo assim um menor risco ao paciente e sem necessitar de grandes cortes. Além disso, por não ser uma cirurgia invasiva, o índice de infecções, bem como o de outras complicações é menor, o que diminui o tempo de internação e de recuperação.

 

Você já conhecia a cirurgia endovascular e sabia da sua importância no tratamento de diversas enfermidades?

 

Se você deseja entender mais sobre os procedimentos realizados na cirurgia vascular, entre em contato e agende uma consulta para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas, além de avaliar o seu caso.

 

Responsável técnico: Dr. Reinaldo Tavares Júnior

CRM/PR 18.607 | RQE: 11036

Texto escrito por:
Dr. Reinaldo Tavares Junior
Cirurgião Vascular
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Leticia Freitas
10/05/2022
Ótimo médico, recomendo!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email