Otoplastia

Otoplastia
Otoplastia

Você já ouviu falar na otoplastia?

 

Popularmente conhecida como cirurgia para correção das "orelhas de abano", a otoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir diversas questões relacionadas às orelhas. Assim, é possível tratar desde orelhas com formatos proeminentes até casos deformidades resultantes de traumas ou condições genéticas por meio da otoplastia.

 

Neste artigo, vamos explorar as principais informações inerentes à otoplastia, desde a consulta inicial com o cirurgião plástico até a fase pós-operatória.

 

  • Cirurgião Plástico Maringá: Como a Otoplastia é Realizada? - Otoplastia Maringá

A primeira etapa da otoplastia consiste na consulta pré-operatória, na qual o cirurgião deve tentar entender quais são os desejos do paciente para com o procedimento, algo que influenciará diretamente no resultado final. Além disso, o especialista deve explicar todas as etapas do procedimento, discutir os riscos e benefícios da otoplastia, bem como alinhar as expectativas do paciente com o resultado.

 

A otoplastia é uma cirurgia simples, sendo realizada com o paciente sob anestesia local. O procedimento em si é feito por meio de uma incisão na parte posterior da orelha, seguindo as dobras naturais da pele.

 

Dessa forma, o cirurgião plástico irá trabalhar na cartilagem da orelha, a fim de moldá-la de acordo as necessidades e expectativas do paciente, fixando a orelha na posição desejada. A incisão do procedimento é fechada com pontos absorvíveis, fazendo assim com que não seja necessário removê-los. Após isso, um curativo é aplicado por 48 horas.

 

  • Cirurgião Plástico Maringá: Como é a Recuperação da Cirurgia? - Otoplastia Maringá

O pós-operatório e uma boa recuperação da otoplastia são fundamentais para que seja possível obter os melhores resultados do procedimento. Durante esse período,  o paciente deve utilizar um curativo pós-operatório feito com pomada cicatrizante e gaze, além de uma faixa de tecido compressivo específica por aproximadamente um mês, retirando-a apenas durante o banho.

 

Dor após a otoplastia é rara, mas caso ocorra, o cirurgião plástico pode recomendar o uso de analgésicos, que deve ser feito adequadamente, apenas sob orientação médica. Crianças que passam pelo procedimento devem esperar uma semana antes de retornar à escola, bem como a outras atividades do seu dia a dia, a fim de evitar qualquer risco de traumatismo. No caso dos adultos, o retorno às atividades mais leves pode ser feito após dois dias do procedimento.

 

  • Cirurgião Plástico Maringá: Importância da Otoplastia para Elevar a Autoestima de uma Pessoa? - Otoplastia Maringá

A otoplastia é muito mais do que uma simples cirurgia para as orelhas. Trata-se de um procedimento capaz de elevar a sua autoestima e a qualidade de vida de uma pessoa. O resultado final da otoplastia será alcançado após aproximadamente seis meses do procedimento, quando as orelhas se adaptam à sua nova posição, proporcionando um resultado esteticamente mais agradável ao paciente.

 

Se você tem interesse em realizar o procedimento e deseja entender mais sobre a otoplastia e os benefícios que ela pode te proporcionar, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre essa cirurgia plástica.

Texto escrito por:
Dra. Fabiana Turchiari
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

rosana romagnolli
18/07/2022
Profissional extremamente dedicada e atenciosa, super perfeccionista. No pós operatório,a dra sempre responde as mensagens,…
Sheyla Alves
14/07/2022
A Dra. Fabiana é uma excelente profissional, além de pessoa! Faz nos sentir bem, confortável com o seu ótimo atendimento…
Juliana Patrícia Castro Garcia
13/07/2022
Olá.. Quando estava pesquisando em vários médicos, a Dra Fabiana foi a única que disse que meus seios iriam ficar os dois…
Valquíria Navarro
13/07/2022
Realizei dois procedimentos com a Dr. Fabiana e desde a primeira consulta me senti a vontade e segura para os procedimentos,…
Fernanda Santos
25/02/2021
Adorei fazer minha cirurgia com você Dra. Desde a primeira consulta já fiquei encantada com seu atendimento e equipe. Operei…
Eisteffani franscisca Gonçalves da Silva
05/04/2019
Agradeço o atendimento, você foi excelente, fiquei super tranquila, cirurgia foi muito tranquila... o resultado ficou perfeito,…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email