Tratamento de trocas na fala

Tratamento de trocas na fala

Tratamento de trocas na fala

As trocas de sons na fala, também conhecidas como dislalia, fazem parte do processo de aquisição dessa habilidade e são esperadas em crianças até os 5 anos de idade, fase na qual os pequenos já estão aptos para produzir todos os sons. Além disso, durante a aquisição dos sons da fala é normal que surjam algumas trocas de vocábulos, mas caso eles não sejam superados até a idade esperada, podem surgir os chamados de transtornos fonológicos.

 

Os transtornos fonológicos provocados pela dislalia podem ser definidos como alterações encontradas no sistema fonológico de um indivíduo, caracterizadas por substituições, omissões ou distorções nos sons da fala. E quando não identificadas e tratadas por um fonoaudiólogo experiente, essas trocas na fala podem gerar sérias consequências.

 

Entenda mais sobre as principais trocas na fala, suas causas e formas de tratamento a seguir.

 

  • Fonoaudióloga Maringá: Por que ocorrem as trocas na fala? - Tratamento de trocas na fala Maringá

Quando as crianças iniciam suas primeiras palavras, por volta dos 12 meses de idade, é comum que ocorram algumas trocas na fala, seja pela omissão ou repetição de sílabas e sons. Isso ocorre porque a fala é um ato motor complexo que envolve diferentes estruturas cerebrais e como o cérebro do bebê, bem como toda a sua musculatura orofacial ainda estão em formação, o mesmo não possui plena capacidade de falar como um adulto em tão tenra idade.

 

Ademais, as trocas na fala podem ocorrer devido a:

 

- Alterações genéticas;

 

- Atrasos de desenvolvimento;

 

- Quadros de otite de repetição durante a infância;

 

- Alterações ou falta de maturação do processamento auditivo central;

 

- Desvios fonológicos sem uma causa orgânica.

 

No caso dos desvios fonológicos, embora a criança possua total integridade neurológica e das estruturas envolvidas na fala, pode haver uma dificuldade específica para a pronúncia de determinados fonemas, sendo esta a principal causa que leva as crianças ao tratamento de trocas na fala.

 

  • Fonoaudióloga Maringá: Fatores ambientais e sua influências nas trocas na fala - Tratamento de trocas na fala Maringá

O ambiente familiar pode influenciar diretamente nas trocas na fala. Dessa forma, pais e responsáveis que tratam a criança como se ela fosse um bebê mesmo após essa fase tende a incentivar que a mesma continue se comportando e falando de maneira errada, assim como um bebê.

 

Isso também ocorre quando os adultos com quem a criança convive se comunicam com ela imitando padrões de fala típicos de uma criança pequena, fazendo com que estes sujeitos, que ainda estão em formação, tomem como referência esse padrão errôneo de fala.

 

Por outro lado, existem casos em que os responsáveis pela criança exigem habilidades acima das suas possibilidades naquele momento, ou seja, não aceitam que aquele é o padrão de desenvolvimento normal para idade. Logo, a criança pode passar a se sentir insegura em relação à sua fala, consequentemente agravando ou dificultando ainda mais a aprendizagem dos sons.

 

  • Fonoaudióloga Maringá: Principais trocas na fala - Tratamento de trocas na fala Maringá

As principais trocas na fala se caracterizam pela dificuldade ou impedimento na produção dos fonemas, sendo as alterações mais comuns:

 

- Trocas de letras, como dizer balata ao invés de barata;

 

- Omissões de letras, como dizer pedra no lugar de pedra;

 

- Distorções de sons, como no caso do fonema /r/, que está entre um dos mais difíceis de serem aprendidos. Podemos notar essas distorções quando a criança confunde palavras como “prato” e “pato”.

 

  • Fonoaudióloga Maringá: Diagnosticando as trocas na fala - Tratamento de trocas na fala Maringá

Quando não superadas na infância, as trocas de fonemas podem se estender até a vida adulta, exigindo que seja dado início ao tratamento de trocas na fala. Entretanto, antes de dar início ao tratamento, o fonoaudiólogo deve identificar as causas das trocas na fala.

 

As trocas nas falas podem ser classificadas em 4 categorias diferentes. São elas:

 

- Dislalia Evolutiva: Esse é o tipo de troca na fala mais comum em crianças e que, de modo geral, desaparece de forma natural conforme o desenvolvimento da criança.

 

- Dislalia Funcional: Caracterizada pela substituição de uma letra por outra ao falar, bem como pelo acréscimo de outra letra ou pela interrupção do som.

 

- Dislalia Audiogênica: Ocorre devido a alguma deficiência auditiva, fazendo com que por não conseguir ouvir, a criança se torne incapaz de repetir os sons que pronuncia corretamente.

 

- Dislalia Orgânica: Esse tipo de troca na fala ocorre devido a algum tipo de lesão no cérebro ou a alterações na estrutura da boca ou da língua, afetando assim a pronúncia correta da fala.

 

Identificada a causa correta da dislalia, o fonoaudiólogo pode então dar início ao tratamento de trocas na fala mais adequado.

 

  • Fonoaudióloga Maringá: Qual é o tratamento mais adequado para trocas na fala? - Tratamento de trocas na fala Maringá

O tratamento de trocas na fala depende principalmente da identificação das causas. Mas, de modo geral, o fonoaudiólogo pode propor um tratamento individualizado para a criança, tendo como base a realização de exercícios para promover a melhora dos músculos usados ??para a pronúncia ou aperfeiçoamento da articulação, além da realização de exercícios respiratórios e de expressão. Quando a causa do impedimento da fala é uma má-formação, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para corrigi-lá.

 

Se você vem identificando algum tipo de troca na fala do seu filho, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso, dando início ao tratamento mais adequado o quanto antes a fim de prevenir prejuízos vindouros.

Texto escrito por:
Anne Benedito
Fonoaudiologa
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email