Cirurgia de nódulos da glândula adrenal

Cirurgia de nódulos da glândula adrenal

Cirurgia de nódulos da glândula adrenal

Localizadas acima de cada um dos rins, as glândulas adrenais são pequenos órgãos, responsáveis por produzir uma série de hormônios que auxiliam no controle da pressão arterial, no metabolismo da glicemia e na função sexual. E quando as células da medula ou do córtex se proliferam de forma descontrolada, ocorrem os tumores adrenais.

 

Os tumores adrenais, também conhecidos como nódulos da glândula adrenal, podem surgir devido a mutações genéticas não corrigidas pelo organismo. Contudo, na maioria dos casos, esses nódulos se desenvolvem de maneira assintomática, sendo identificados apenas quando o indivíduo realiza um exame de imagem por outros motivos.

 

  • Urologista Maringá: Sintomas que levam a suspeita da formação de nódulos da glândula adrenal - Cirurgia de nódulos da glândula adrenal Maringá

Os principais sintomas do desenvolvimento de nódulos da glândula adrenal envolvem perda de peso, cansaço e sangramentos. Contudo, nem sempre os pacientes apresentam sintomas, ou quando apresentam, estes não são de fácil identificação, pois são confundidos com os de outras doenças.

 

Os nódulos da glândula adrenal podem provocar sintomas específicos, de acordo com os hormônios produzidos por cada glândula. Os produtores de aldosterona podem provocar sintomas como a elevação da pressão arterial a níveis de difícil controle, enquanto os produtores de cortisol podem provocar o aumento de peso e dos depósitos de gordura no abdome.

 

  • Urologista Maringá: Qual a importância do diagnóstico precoce dos nódulos adrenais? - Cirurgia de nódulos da glândula adrenal Maringá

Estimasse que 1% dos indivíduos com menos de 30 anos e 7% da população com mais de 70 anos apresentem nódulos adrenais. O diagnóstico precoce de nódulos da glândula adrenal permite que o urologista possa investigar se há malignidade na lesão e a necessidade de tratamento desses nódulos.

 

Inicialmente, podem ser indicados exames de imagem, como uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética. Assim, o urologista pode avaliar algumas características que indicam suspeita de malignidade, como por exemplo:

 

- Lesões maiores que 4cm;

 

- Nódulos irregulares e com margens mal definidas;

 

- Lesões com crescimento acelerado, aumentando mais de 2cm por ano;

 

- Lesões que apresentam alto índice de atenuação no exame de tomografia (acima de 10 UH);

 

As características citadas aumentam a suspeita de malignidade dos nódulos, mas não confirmam o diagnóstico. Para isso, o urologista deve avaliar o paciente com suspeita de nódulos adrenais, mesmo aqueles assintomáticos, através de exames laboratoriais que possibilitem verificar a produção de hormônios.

 

  • Urologista Maringá: Como é realizado o tratamento de nódulos da glândula adrenal? - Cirurgia de nódulos da glândula adrenal Maringá

O tratamento de nódulos da glândula adrenal consiste basicamente na retirada cirúrgica da glândula adrenal acometida pelo nódulo, por meio da cirurgia robótica. Ela costuma ser indicada quando os nódulos são produtores de hormônios ou maiores do que 4 centímetros, mesmo que estes não produzam hormônios.

 

A cirurgia robótica possibilita a retirada completa dos nódulos da glândula adrenal de forma minimamente invasiva. No procedimento, o urologista atua com o auxílio de um robô, que segue com exatidão os comandos do especialista, fazendo com que as flexíveis pinças robóticas atuem sem os possíveis tremores das mãos inerentes a uma mão humana. Todo o procedimento é realizado através de movimentos precisos e com extrema delicadeza.

 

  • Urologista Maringá: Quais são as principais vantagens da Cirurgia Robótica no tratamento de nódulos da glândula adrenal? - Cirurgia de nódulos da glândula adrenal Maringá

As principais vantagens da cirurgia robótica para os nódulos de glândulas adrenais são:

 

- Rápida recuperação pós-operatória, reduzindo o tempo de hospitalização;

 

- Retorno mais rápido do paciente às suas atividades diárias;

 

- Pouca perda de sangue;

 

- Redução da dor pós-operatória;

 

- Confere uma visualização em 3D e com alta definição (1080p) para o cirurgião durante o procedimento;

 

- Os movimentos são realizados com grande precisão.

 

  • Urologista Maringá: Como é feito o acompanhamento dos nódulos nos casos em que não há malignidade? - Cirurgia de nódulos da glândula adrenal Maringá

Nos casos de nódulo com características benignas, o paciente deve visitar o seu urologista de 6 em 6 meses, a fim de realizar o acompanhamento dos nódulos da glândula adrenal através de exames de imagem. No caso de constatação de lesões com suspeita de malignidade, será indicada a retirada cirúrgica da lesão.

 

Portanto, caso você tenha sido notificado da suspeita de nódulos da glândula adrenal, ou queira realizar o acompanhamento de nódulos já diagnosticados, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.

 

Porém, é muito importante que antes da cirurgia seja feita avaliação hormonal para certificar de que o nódulo não é funcionante, ou seja, não produz nenhum hormônio.

Texto escrito por:
Dr. Maurício Figueiredo Lima e Marchese
Urologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Paciente Oculto
13/02/2023
Mês mundial de combate ao câncer de próstata. Ontem realizei a cirurgia de câncer de próstata (prostatectomia radical) do…
Laira Marinho
10/02/2023
O atendimento com o Dr. é excelente. Tive pedra no rim e estava com muita dor. Na primeira consulta, ele já marcou minha…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email