Tratamento de malformações cranianas: quando devo levar meu filho ao neurocirurgião?

Tratamento de malformações cranianas: quando devo levar meu filho ao neurocirurgião?

Tratamento de malformações cranianas: quando devo levar meu filho ao neurocirurgião?

Existe uma série de doenças e outras condições neurológicas que afetam as crianças, sejam elas congênitas ou adquiridas durante a infância. Assim, cabe ao neurocirurgião realizar o diagnóstico e o tratamento dessas condições, prezando por preservar as estruturas cerebrais.

 

A seguir, descubra quando você deve levar o seu filho a um neurocirurgião e quais são as principais condições tratadas por esse especialista.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: O que faz um neurocirurgião e quando devo levar meu filho a esse especialista? - Tratamento de malformações cranianas Umuarama

O neurocirurgião é especialista médico responsável por diagnosticar e tratar todas as doenças que afetam o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. No caso das crianças, é comum que o desenvolvimento de problemas neurológicos aconteça logo nos primeiros anos de vida, que se manifestam através das malformações congênitas da estrutura craniana.

 

Contudo, ao longo da infância podem surgir as chamadas malformações adquiridas, aquelas que surgem após o nascimento, como é o caso de tumores, traumatismos e infecções e que devem ser tratados o quanto antes a fim de evitar maiores complicações.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as principais doenças congênitas da infância tratadas na neurocirurgia? - Tratamento de malformações cranianas Umuarama

As principais doenças congênitas tratadas na neurocirurgia são:

 

- Hidrocefalia: doença que ocorre quando há um grande acúmulo de líquido cefalorraquidiano nas cavidades ventriculares cranianas, o qual é responsável por proteger o cérebro e a medula de traumas. A concentração desse líquido provoca uma pressão intracraniana, comprometendo o tecido cerebral.

 

- Cranioestenose: patologia que se manifesta quando a cabeça do bebê cresce de forma desordenada, gerando a sua malformação.

 

- Disrafismos espinhais: consiste na malformação da coluna e da medula espinhal. Os disrafismos espinhais são popularmente conhecidos como espinha bífida oculta, sendo um problema que surge quando há uma falha na fusão dos corpos vertebrais.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as principais doenças adquiridas na infância e que são tratadas na neurocirurgia? - Tratamento de malformações cranianas Umuarama

Como o próprio nome se refere, esse grupo de doenças neurológicas são adquiridas ao longo da infância. As principais doenças adquiridas tratadas na neurocirurgia são:

 

- Tumores: tumores são massas celulares que crescem de forma desordenada. Quando se desenvolvem no cérebro, os tumores devem ser diagnosticados e tratados o quanto antes, a fim de evitar comprometimentos no tecido celular da criança.

 

- Traumatismo: os traumatismos estão entre os problemas mais tratadas em crianças na neurocirurgia, afinal, acidentes com crianças envolvendo traumatismo são considerados comuns. Cabe ao especialista identificar o problema e realizar o tratamento mais adequado.

 

- Infecções: infecções virais do sistema nervoso central em crianças, como é o caso da meningite ou da encefalite, são relativamente comuns, devendo ser diagnosticadas e tratadas pelo neurocirurgião.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as principais opções de tratamentos disponíveis na neurocirurgia para malformações congênitas e adquiridas por crianças? - Tratamento de malformações cranianas Umuarama

Existem alguns tipos específicos de cirurgia que podem ser utilizadas pelo neurocirurgião no tratamento de crianças que apresentam doenças neurológicas. São eles:

 

- Microcirurgia para tumor cerebral: O neurocirurgião realiza esse procedimento com o auxílio de uma tecnologia de realidade aumentada, observando em detalhes as estruturas cerebrais enquanto realizamos a cirurgia. Dessa forma, é possível realizar a ressecção tumoral preservando o tecido cerebral da criança.

 

- Neuroendoscopia: A neuroendoscopia é um procedimento feito por meio de um furo no crânio, possibilitando que o líquido cefalorraquidiano circule com mais facilmente. Em crianças, a neuroendoscopia é aplicada no tratamento de alguns tipos de hidrocefalia, tratamento de cistos cerebrais e na realização de biópsias.

 

- Cranioplastia: A cranioplastia é um procedimento cirúrgico voltado para reparação de malformações cranianas, no qual o neurocirurgião preenche a área defeituosa com uma variedade de materiais, geralmente um pedaço de osso do paciente ou um material sintético.

 

Se o seu filho apresenta algum sintoma relacionado aos problemas citados no início desse texto, como malformações cranianas e espinhais, hidrocefalia e tumores cerebrais, agende uma consulta para que possamos analisar o caso, dando início ao tratamento mais adequado.

Texto escrito por:
Dr. Fernando Zuniga
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
18/04/2023
Minha mãe passou por uns problemas neurológicos e o Dr. Fernando a atendeu muito bem, nos ajudou em um momento de desespero.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email