Entenda quando a dor de cabeça vira um problema que deve ser tratado por um Neurocirurgião

Entenda quando a dor de cabeça vira um problema que deve ser tratado por um Neurocirurgião

Entenda quando a dor de cabeça vira um problema que deve ser tratado por um Neurocirurgião

De acordo com estudo recente realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor de cabeça está entre os problemas de saúde mais comuns em todo o mundo e embora esse tipo de dor normalmente seja benigna, ou seja, surgem e desaparecem sozinhas, é sempre muito importante ficar atento às chamadas cefaleias, pois em alguns casos, ela pode surgir como sintoma de um problema médico muito maior.

 

As características mais preocupantes e que devem ser observadas em relaçâo as cefaleias são:

 

- Dores de início súbito;

 

- Dores de forte intensidade;

 

- Dores inéditas;

 

- Doreas associadas ou não a outras alterações, como náusea, vômitos e turvação visual;

 

- Dor que se inicia de forma leve, mas que aumenta de intensidade de forma lenta e progressiva.

 

Entenda mais sobre a cefaleia, suas causas, tipos e quando a dor de cabeça deve ser tratada por um neurocirurgião a seguir.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Em que consiste a cefaleia e quais são suas principais causas? - Tratamento da cefaleia Umuarama

A cefaleia é uma condição caracterizada por dores fracas ou moderadas, com curta duração e frequência esporádica, além de uma forte sensação de peso em toda a região da testa. As causas mais comuns da cefaleia são estresse, ansiedade e depressão, mas a cefaleia também pode ser crônica, caracterizada com uma dor latejante em um dos lados da cabeça que aumenta de forma gradual.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quai sãos os principais tipos de cefaleia? - Tratamento da cefaleia Umuarama

- Cefaléia tensional: ocasionada após estresse, ansiedade, distúrbios no sono e momentos de tensão. Tende a ser mais frequente em mulheres e ocorre pelo tensionamento dos músculos da nuca, testa e ao redor do crânio. E ainda, pode ser classificada como: pouco frequente, de 1 a 2 vezes no mês; muito frequente, de 1 a 2 vezes por semana; ou crônica, com 15 dias ou mais por mês.

 

- Cefaleia cervicogênica: é causada pela má postura, pois está ligada à coluna vertebral, se origina no pescoço e pode ser sentida atrás dos olhos.

 

- Cefaleia em salvas: atinge um único lado da cabeça em forma de pulsações, podendo refletir nos olhos causando lacrimejamento e ainda pode resultar em tremores nas pálpebras, coriza e inchaço no olho do lado afetado.

 

- Cefaleia primária em facadas: caracterizada por se manifestar com pontadas de dor, não há certeza sobre as variações da dor e a causa para cada localização e frequência. Mas, geralmente, surge acompanhado pela enxaqueca e costuma atingir pessoas com mais de 40 anos.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quando a dor de cabeça vira um problema que deve ser tratado por um neurocirurgião? - Tratamento da cefaleia Umuarama

Existem algumas situações em que o sintoma de dor de cabeça deve ser avaliado por um neurocirurgião. São elas:

 

- Intensidade: Um sinal de alerta para a dor de cabeça tem a ver com a intensidade. Quando o incômodo for muito forte, ou vai ficando forte ao longo do dia, é preciso que o paciente esteja atento, pois as dores súbitas podem indicar condições graves, como hemorragias, meningite ou AVC.

 

- Alteração na visão: A alteração na visão é um sintoma que pode acompanhar a dor de cabeça, especialmente nos casos de problemas oculares graves, sendo importante buscar a ajuda de um neurocirurgião o quanto antes.

 

- Persistência: Qualquer dor ou sintoma que se mostra persistente deve ser investigado, não apenas pela possibilidade de se tratar de alguma condição grave, mas porque pode atrapalhar a qualidade de vida e a realização de atividades diárias pelo indivíduo.

 

- Dor alternada: As dores alternadas também merecem uma atenção, especialmente se sua dor muda de local, intensidade, frequência ou qualquer outra característica, características que podem indicar um problema subjacente.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Como é realizado o tratamento da cefaleia? - Tratamento da cefaleia Umuarama

O tratamento da cefaléia irá variar de acordo com sua causa e classificação, mas além disso, ainda devem ser considerados fatores como histórico médico-familiar e o nível de dor experienciado pelo paciente. No entanto, de modo geral, o tratamento mais indicado consiste no uso de medicamentos analgésicos, como aspirina, paracetamol ou ibuprofeno, que podem proporcionar alívio. Mas, em casos mais graves, o tratamento mais eficaz para a cefaléia, consiste na aplicação da ácido hialurônico para bloqueio dos nervos.

 

Se você sofre com dores de cabeça recorrentes, entre em contato e agende uma consulta. Assim será possível diagnosticar a origem do sintoma, identificar os possíveis desencadeadores da cefaléia e encontrar o tratamento mais adequado para você.

Texto escrito por:
Dr. Fernando Zuniga
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
18/04/2023
Minha mãe passou por uns problemas neurológicos e o Dr. Fernando a atendeu muito bem, nos ajudou em um momento de desespero.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email