Assimetrias cranianas

Assimetrias cranianas
Assimetrias cranianas

Assimetria craniana é o nome médico para uma condição muito comum entre bebês, conhecida popularmente como “cabeça torta”. Na prática,trata-se de uma condição na qual a cabeça da criança apresenta um achatamento em um dos lados ou atrás da cabeça nos primeiros meses de vida.

 

Qualquer criança que apresente uma assimetria craniana deve passar por uma avaliação minuciosa com um neurocirurgião, a fim de diagnosticar se há, ou não, qualquer anormalidade na fusão das suturas cranianas, que podem trazer consequências graves, como o aumento da pressão intracraniana e assimetrias no rosto da criança.

 

Entenda mais sobre as assimetrias cranianas, suas causas, diagnóstico e tratamento a seguir.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as causas que levam ao desenvolvimento de uma assimetria craniana posicional em bebês? - Tratamento para assimetrias cranianas Umuarama

As assimetrias cranianas se desenvolvem, na maioria dos casos, quando o bebê passa praticamente todo o tempo deitado sobre um determinado ponto da cabeça, sem muita mobilidade, o que pode levar ao seu “achatamento”. A taxa de ocorrência das deformidades cranianas diminui à medida que as crianças crescem, já que elas passam cada vez menos tempo deitadas, bem com o crânio se tornando mais grosso e rígido.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Assimetria craniana causada pela craniossinostose - Tratamento para assimetrias cranianas Umuarama

Craniossinostose consiste na fusão prematura e anormal do crânio durante a gestação, ou nos primeiros meses de vida, afetando uma das seis articulações presentes entre os ossos do crânio da criança, chamadas de linha de sutura.

 

A craniossinostose resulta em um formato anormal da cabeça devido ao crescimento ósseo irregular e caso ela não seja corrigida, pode trazer consequências graves, como o aumento da pressão intracraniana e assimetrias no rosto da criança. A melhor opção para tratar craniossinostose é a correção cirúrgica.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: As assimetrias cranianas melhoram sozinhas ou devo buscar a ajuda de um especialista? - Tratamento para assimetrias cranianas Umuarama

As deformidades posicionais do crânio devem ser diferenciadas das deformidades intrauterinas ou periparto, como é o caso da craniossinostose, já que as assimetrias provocadas devido ao posicionamento sobre determinado ponto da cabeça, geralmente, reduzem de forma espontânea com o passar do tempo.

 

Por essa razão, caso seja observado que o bebê apresenta uma assimetria craniana após a 8ª semana de vida, é de suma importância buscar a ajuda de um neurocirurgião. O neurocirurgião saberá avaliar a gravidade da assimetria encontrada, realizando o exame clínico do bebê para afastar a hipótese de uma craniossinostose, orientando sobre a melhor opção de tratamento.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as opções de tratamento para as assimetrias cranianas em bebês? - Tratamento para assimetrias cranianas Umuarama

Em casos de assimetria leve, o tratamento consiste no ajuste da posição do bebê ao dormir, enquanto em casos mais graves, o uso de um capacetinho, feito sob medida para o bebê, pode ser indicado para direcionar o crescimento da cabeça.

 

O tratamento com capacete é eficaz entre os 3 e os 18 meses de vida, porém, quanto menor for o bebê, melhores serão os resultados alcançados e menor será o tempo necessário para se obter uma correção satisfatória. É importante destacar que raramente se recorre à cirurgia para correção de assimetrias, porque o risco cirúrgico é grande.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais as consequências de uma assimetria craniana posicional não tratada? - Tratamento para assimetrias cranianas Umuarama

Além das consequências estéticas, como “cabeça torta”, desalinhamento das orelhas, assimetrias na face, entre outros, crianças com assimetrias severas podem ter algumas alterações funcionais, relacionadas principalmente a má oclusão dentária e a articulação temporomandibular. Vale ressaltar ainda que a criança pode vir a ter problemas psicológicos decorrentes de “bullying” se a assimetria craniana for muito marcante.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quando procurar um neurocirurgião? - Tratamento para assimetrias cranianas Umuarama

Sempre que for identificada qualquer assimetria craniana, pais e  responsáveis devem buscar a ajuda de um neurocirurgião, a fim de avaliar o paciente e propor exames complementares para o diagnóstico se necessário, dando início ao tratamento mais adequado o quanto antes. Entre em contato e agende uma consulta para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre as assimetrias cranianas.

Texto escrito por:
Dr. Fernando Zuniga
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
18/04/2023
Minha mãe passou por uns problemas neurológicos e o Dr. Fernando a atendeu muito bem, nos ajudou em um momento de desespero.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email