TOD: Transtorno Opositivo-desafiador

TOD: Transtorno Opositivo-desafiador
TOD: Transtorno Opositivo-desafiador

É uma condição comportamental que afeta principalmente as crianças, caracterizada por padrões recorrentes de comportamento negativo. Normalmente esse comportamento é direcionado as figuras de autoridade na vida da criança, como os pais, professores, familiares e outros adultos.

 

Crianças extremamente desafiadoras, teimosas ou respondonas podem ter desenvolvido esse padrão de comportamento em razão do TOD. Apesar de adultos associarem essas condutas à sua personalidade, podem ser sintomas deste transtorno e revertidas com o tratamento psicológico.

 

Como o TOD gera muitas dúvidas e preocupações nos pais sobre o comportamento de seus filhos, é imprescindível que eles procurem ajuda especializada para não fazerem falsas suposições.

Vamos entender?

 

Crianças com esse distúrbio têm “pavio curto” e comportamento agressivo (conduta desafiante). Às vezes, pode ser considerado uma forma menos intensa de transtorno de conduta. No entanto, existem diferenças entre eles. Crianças com transtornos de conduta parecem não ter consciência ou empatia por aqueles que são alvo de seu comportamento inadequado.

 

Além de ter muitas reações emocionais, as crianças com TDO também se culpam. Quando são contrariados, choram, ficam com raiva e perdem a paciência com facilidade. À medida que esses comportamentos se tornam mais frequentes, os relacionamentos das crianças na escola, seu desempenho escolar e suas interações com as famílias podem ser afetados negativamente.

 

Por causa de seu comportamento violento, essas crianças são mais frequentementeintimidadas, discriminadas por seu caráter, perdem oportunidades acadêmicas e sociais esão incapazes de manter amizades.

 

Freqüentemente, suas personalidades fortes são o que os impede de socializar na escola.Na família, são vistos como a “ovelha negra”, comparados aos irmãos ou parentes damesma idade com comportamento “exemplar”.

 

As reações de outras pessoas aumentam os sentimentos de inadequação e rejeiçãodessas crianças, ajudando-as a alimentar ainda mais seu comportamento negativo.

 
 
 

Quais são os sinais de alerta?

 
 
 

Os sintomas do TOD podem variar. Para que sejam associados, em vez decomportamentos ocasionais típicos da infância e adolescência, eles devem ter duradopelo menos seis meses ou mais.

 

A criança TOD tem dificuldade em entender as regras e opiniões dos outros, não lida bemcom a frustração e expressa seu desconforto de forma agressiva. A falta de controleemocional é evidente.

 
 
 

Outros sintomas do TOD são:

 
  • Discutir com adultos (figuras de autoridade);

  • Perder a calma com facilidade, não ter paciência;

  • Desafiar regras e instruções;

  • Importunar outras pessoas;

  • Provocar adultos e outras crianças;

  • Reagir a repreensões ou regras com agressividade ou manha exagerada;

  • Não saber expressar emoções intensas sem gritar;

  • Responder à frustração com choro, birra ou agressividade;

  • Transferir a culpa de seus atos para terceiros;

  • Brigar com amiguinhos na escola;

  • Ficar ressentido com facilidade;

  • Ser cruel ou vingativo ocasionalmente;

  • Sentir-se culpado e chorar após ter uma atitude ruim.

Como diagnosticar? Devo procurar ajuda?

 
 
 

O TOD é diagnosticado com base em uma análise do comportamento e dos sintomas que a criança apresenta. Além da duração de seis meses, devem ser graves o suficiente para interferir no funcionamento da criança. Seu desempenho na escola, em casa, com amigos e com seus interesses especiais diminuem significativamente desde o início dos sintomas.

 

Primeiro, um psicólogo ou médico investiga o comportamento da criança, procurandosintomas de depressão, ansiedade ou TDAH. Isso ocorre porque muitos dos sintomasdessas condições psicológicas são semelhantes ao TOD.

 

Por exemplo, a irritabilidade é muito comum entre crianças em conflito. Por ser umsintoma comum da depressão, o psicólogo precisa analisar cuidadosamente o históricocomportamental da criança para chegar a um diagnóstico preciso.

 

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) tem alguns sintomas semelhantes e requer uma investigação completa.

 

Os casos de TOD são altos, atingindo cerca de 60% das crianças. O tratamento do TOD é feito de modo multidisciplinar, incluindo terapia, medicamentos e suporte escolar. Por isso,não hesite em procurar ajuda e orientação, compartilhe também com pessoas que possam se beneficiar com esse conhecimento!

Texto escrito por:
Dayane Louise
Psicologia
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email