O básico sobre Transtorno Bipolar

O básico sobre Transtorno Bipolar
O básico sobre Transtorno Bipolar

O BÁSICO sobre transtorno Bipolar.

Em essência, o transtorno é a oscilação de dois estados: da mania e da depressão. Mas os sintomas vão muito além dessas mudanças de humor.

 

Os sintomas durante a fase da mania são:

  • energia aumentada, Irritabilidade, fala e pensamentos acelerados, insônia e comportamentos compulsivos (compras demais, comida demais, bebida demais.. E por aí vai).

Já durante a depressão, a pessoa com transtorno sente:

  • tristeza, falta de energia, preguiça, perda de interesse, sono, dificuldade de concentração, sentimento de culpa e pensamentos destrutivos.

 

Para se enquadrar no transtorno, há uma serie de critérios que devem ser cumpridos segundo o DSM. Então NÃO: você não tem transtorno bipolar só pq oscila muito de humor.

 

  • A adesão dessas pessoas ao tratamento de psicoterapia pode ser difícil.
  • Não é só o paciente que sofre: a família também sofre e deve se educar a respeito do transtorno.
  • Há associação do TB com abuso de álcool e outras drogas.
  • A psicoterapia é obrigatória enquanto não houver estabilização entre os dois estados.

 

Um exemplo de personagem que retrata o transtorno bipolar é interpretado por Anne Hathaway na série "Modern Love". Sua personagem é retratada como alguém que oscila entre períodos de euforia, energia excessiva, comportamentos impulsivos e períodos de profunda tristeza, desesperança e falta de energia. Essas oscilações de humor podem afetar sua vida pessoal, profissional e relacionamentos.

 

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA), é uma das principais referências utilizadas para diagnóstico de transtornos mentais. De acordo com o DSM-5, o transtorno bipolar é classificado como Transtorno Bipolar Tipo I e Transtorno Bipolar Tipo II.

 

  • O Transtorno Bipolar Tipo I é caracterizado pela ocorrência de pelo menos um episódio maníaco, que pode ser acompanhado ou não por episódios depressivos.
  • Já o Transtorno Bipolar Tipo II é caracterizado pela ocorrência de episódios depressivos recorrentes, alternados com episódios de hipomania (uma forma mais leve de mania).
Texto escrito por:
Yohana Fritsche - Psicóloga online
Psicologia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email