Consequências de uma hérnia de disco não tratada

Consequências de uma hérnia de disco não tratada
Consequências de uma hérnia de disco não tratada

A coluna vertebral é formada por estruturas com formato de anel, chamadas de discos intervertebrais, os quais têm como função evitar o atrito entre as vértebras da coluna e proporcionar maior mobilidade. A hérnia de disco ocorre quando uma parte do disco sai do espaço que lhe é pertinente, ficando entre as vértebras da coluna, o que pode gerar inflamação e dores crescentes, além de comprometer a movimentação das pernas, gerando dificuldade de locomoção.

 

Contudo, embora seja uma condição incapacitante, muitas vezes as pessoas não dão importância ao sintoma característico da doenças, as dores nas costas (embora a hérnia de disco também possa surgir de forma assintomática), deixando de buscar o tratamento adequado para doença e estando assim mais suscetíveis aos prejuízos que a hérnia de disco pode causar quando não tratada.

 

A seguir entenda mais sobre o tratamento da hérnia de disco e quais são as consequências que essa doença pode causar ao paciente caso ela não seja tratada:

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as principais causas da hérnia de disco? - Tratamento para hérnia de disco Umuarama

As causas da hérnia de disco são diversas, como o envelhecimento natural e os traumas diretos ou indiretos na coluna, por exemplo. Além disso, a má postura, especialmente quando a pessoa fica muito tempo sentada ou durante a realização de trabalhos físicos pesados, podem levar ao desenvolvimento do problema.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais sintomas ajudam o paciente a identificar a hérnia de disco, buscando assim a ajuda de um especialista? - Tratamento para hérnia de disco Umuarama

Em alguns casos, a hérnia de disco surge de maneira assintomática. Em outros, no entanto, pode causar dor, formigamento e falta de sensibilidade na região afetada. Sem o tratamento adequado, as dores tendem a progredir, provocando outras consequências graves.

 

O diagnóstico da hérnia de disco é feito por meio da avaliação clínica do paciente, levando em consideração os sintomas apresentados e confirmando o quadro através de exames de imagem, como exames de Raios-X, tomografia e ressonância magnética, que ajudam o neurocirurgião a identificar o local correto e o tamanho da lesão.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as consequências de uma hérnia de disco não tratada? - Tratamento para hérnia de disco Umuarama

A hérnia de disco pode ser uma condição debilitante, levando a complicações graves caso não seja tratada adequadamente. Assim, além da dor que pode se tornar refratária a tratamentos medicamentosos, a hérnia de disco pode causar complicações relacionadas à sensibilidade e à habilidade motora.

 

Algumas das principais consequências de uma hérnia de disco não tratada incluem:

 

- Dor crônica;

 

- Perda de sensibilidade;

 

- Dificuldade em realizar atividades físicas;

 

- Dificuldade para andar, bem como para realizar atividades cotidianas comuns;

 

- Perda/Redução do movimento das pernas e pés.

 

A fim de prevenir essas possíveis sequelas, mediante a dores na coluna, dificuldade para se locomover, perda do controle da urina, dor no pescoço, dor nas costas, formigamento, dor ciática, fraqueza ou cãibras, é fundamental buscar a ajuda de neurocirurgião, diagnosticando a doença e dando início ao tratamento mais adequado.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Como é realizado o tratamento? - Tratamento para hérnia de disco Umuarama

A cirurgia de coluna e de nervos, quando bem indicada, é um tratamento que melhora significativamente a qualidade de vida do paciente, mas nem sempre essa é a melhor opção de tratamento para aquele momento.

 

As opções de tratamento podem variar com base na gravidade da condição e nas preferências individuais de cada paciente. Logo, quando possível, o tratamento conservador com o uso de medicamentos e a reabilitação física é indicado pelo neurocirurgião. No entanto, em situações de maior gravidade, onde não é possível promover o controle da dor através de intervenções mais conservadoras, o tratamento cirúrgico é o mais eficaz.

 

Os principais opções de tratamento cirúrgico são:

 

- Discectomia: Remoção parcial ou completa da parte herniada do disco para aliviar a pressão sobre os nervos. Pode ser realizada por métodos tradicionais ou minimamente invasivos.

 

- Artrodese: Fusão de duas vértebras adjacentes para criar estabilidade na coluna vertebral, geralmente realizada em casos mais graves ou quando há instabilidade.

 

- Substituição de Disco: Substituição da parte herniada do disco por um dispositivo artificial, preservando o movimento entre as vértebras.

 

A escolha do tratamento dependerá da gravidade dos sintomas, da localização da hérnia de disco, das condições médicas do paciente e das preferências pessoais. Por isso, se você vem apresentando algum dos sintomas característicos da hérnia de disco, agende um consulta para que possamos avaliar o seu caso, indicando o tramrno mais adeaudo para você.

Texto escrito por:
Dr. Fernando Zuniga
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
18/04/2023
Minha mãe passou por uns problemas neurológicos e o Dr. Fernando a atendeu muito bem, nos ajudou em um momento de desespero.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email