Miopia e o Astigmatismo

Miopia e o Astigmatismo
Miopia e o Astigmatismo

A miopia e o astigmatismo são problemas diferentes de visão que trazem dificuldades para enxergar. Entenda a diferença entre um e outro e seus sintomas.
A miopia é um distúrbio visual caracterizado por um globo ocular mais “longo” do que o normal, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina.
Uma pessoa míope tem dificuldade para enxergar objetos longe porem, consegue ver objetos próximos com nitidez. Outros sinais e sintomas relacionados a miopia são fadiga ocular (vista cansada), dores de cabeça e semicerrar os olhos para enxergar melhor.
É uma condição herdada geneticamente. Crianças cujos pais são míopes tem maior chance de desenvolver miopia.
A miopia geralmente desenvolve-se entre os 8-14 anos podendo progredir até os 20-25 anos de idade, geralmente não ultrapassando de -5,00D (5 graus).
Não existe uma “cura para a miopia”. Mas existem vários métodos para corrigí-la, como oculos, lentes de contato e cirurgia.
O astigmatismo ocorre quando a córnea tem uma curvatura irregular, ovalada, o que faz com que a luz sofra desvios, concentre-se em diversos pontos e forme a imagem em múltiplas regiões da retina.
Dependendo do grau e da atividade da visão, a visão fica borrada ou dupla, seja para perto ou longe. Outros sintomas relacionados ao astigmatismo são dor de cabeça, fotofobia, ardência e/ou hiperemia conjuntival, que pioram ao esforço visual prolongado (cinema, leitura, muito tempo no celular...)
Também é uma condição que pode ser herdada geneticamente ou pode ser adquirida ao longo da vida.
O tratamento do astigmatismo também incluem óculos, lentes de contato e cirurgia.

Texto escrito por:
Dra. Tharcila Breginki da Rocha
Oftalmologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email