Fusão espinhal

Fusão espinhal
Fusão espinhal

A fusão espinhal é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo unir duas ou mais vértebras da coluna, impedindo que se movam uma contra a outra. O procedimento é realizado com a colocação de enxertos ósseos entre as vértebras afetadas por fraturas, deslizamento, com curvaturas anormais, protuberantes, herniados, degeneradas ou que estão exercendo movimentos anormais/excessivos com outras vértebras, gerando a instabilidade da coluna.

 

O procedimento é indicado pelo neurocirurgião quando outros métodos de tratamento conservador não apresentam o resultado esperado. Além disso, hoje a fusão espinhal pode ser realizada de forma minimamente invasiva, o que traz uma série de benefícios para o paciente.

 

Entenda mais sobre a fusão espinhal a seguir.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Como a cirurgia é realizada? - Fusão espinhal Umuarama

Há uma variedade de abordagens cirúrgicas que o neurocirurgião pode utilizar para realizar a fusão espinhal, mas, independente da abordagem escolhida, todas as técnicas envolvem a colocação de um enxerto ósseo entre as vértebras. O material enxertado pode ser retirado de um outro osso do corpo (autoenxerto), doado por uma outra pessoa (alógrafo) ou produzido a partir de materiais sintéticos semelhantes aos próprios ossos.

 

O corpo então cura o enxerto ao longo dos meses que sucedem a cirurgia, da mesma forma que curaria uma fratura óssea. O neurocirurgião pode utilizar placas de metal, hastes ou parafusos para manter as vértebras juntas enquanto o enxerto ósseo cura.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as diferentes abordagens no procedimento? - Fusão espinhal Umuarama

Existem diferentes abordagens para acessar a coluna vertebral para colocação do enxerto ósseo. A fusão torácica e lombar minimamente invasiva pode ser realizada pela região posterior, anterior ou lateral da coluna vertebral, sendo escolhida de acordo com o nível da coluna vertebral que será fundido, entre outros fatores.

 

As técnicas mais modernas de fusão espinhal para restaurar a força e a estabilidade da coluna são realizadas através de pequenas incisões, pelas quais o neurocirurgião insere pequenos, específicos para empurrar o músculo e acessar as vértebras espinhais a serem fundidas, o que minimiza o trauma causado ao tecido muscular e torna a recuperação mais rápida.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as principais condições tratadas com a fusão espinhal? - Fusão espinhal Umuarama

As seguintes doenças da coluna podem ser tratadas pelo neurocirurgião por meio da fusão espinhal:

 

- Artrite na coluna, como estenose espinhal;

 

- Fraturas nas vértebras;

 

- Hérnia de disco;

 

- Deformidades da coluna vertebral, como escoliose ou cifose;

 

- Fraqueza ou instabilidade da coluna vertebral causada por infecções ou tumores;

 

- Espondilolistese.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Como é a recuperação do procedimento? - Fusão espinhal Umuarama

O período de recuperação da fusão espinhal varia de acordo com a técnica empregada e as características próprias de cada paciente. E mesmo após a alta hospitalar, o paciente deverá passar por um processo de reabilitação, através de sessões de fisioterapia.

 

Em alguns casos, o neurocirurgião pode prescrever o uso de um suporte para as costas, a fim de manter a coluna vertebral em uma posição adequada enquanto os ossos começam a se fundir. Após um período inicial de cura, inicia-se o retorno gradual às atividades cotidianas, período este indicado pelo seu médico de acordo com a recuperação.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Onde realizar a fusão espinhal? - Fusão espinhal Umuarama

É importante ressaltar que o tratamento deve ser personalizado e adequado às necessidades específicas de cada indivíduo. Portanto, é essencial buscar a orientação de um neurocirurgião especialista em coluna para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

 

Se você sofre com algum problema na coluna vertebral, entre em contato e agende sua consulta para que possamos analisar se a fusão espinhal é o tratamento mais adequado para o seu caso.

Texto escrito por:
Dr. Danilo Magnani Bernardi
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
08/05/2023
Ótimo profissional, atendimento excelente e muito atencioso com o paciente, ele passa uma calma e segurança. só tenho que…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email