Descompressão Medular

Descompressão Medular
Descompressão Medular

A descompressão medular é um tratamento amplamente eficaz na neurocirurgia, indicado para pacientes que estejam sofrendo com a compressão da medula espinhal, com o objetivo aliviar os sintomas provocados pela estrutura comprimida, como dor na coluna que irradia para o membros inferiores, perda de função neurológica, diminuição da força muscular, formigamento, perda de sensibilidade, paralisia, etc.

 

Entenda mais sobre a descompressão medular, quais são as causas que levam a indicação do procedimento e como ele é realizado a seguir:

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as principais causas de compressão medular? - Descompressão Medular Umuarama

Tumores, fraturas, deformidades, espessamentos dos ligamentos da coluna, dentre outras doenças, especialmente aquelas relacionadas ao envelhecimento, podem causar o estreitamento do canal medular, gerando a necessidade de uma descompressão medular.

 

A compressão da medula pode ocorrer em qualquer região da mesma, desde o pescoço, a nível da coluna cervical, até a parte inferior das costas, na coluna lombar, sendo extremamente importante buscar a ajuda de um neurocirurgião ao notar o surgimento dos sintomas que podem se desenvolver de forma repentina ou gradualmente.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são os principais sintomas da compressão medular? - Descompressão Medular Umuarama

A compressão medular pode gerar uma série de sintomas graves e por isso, é importante conhecê-los e buscar ajuda de um neurocirurgião assim que observá-los.

 

Os principais sintomas da compressão medular são:

 

- Dor e rigidez no pescoço, costas ou parte inferior das costas;

 

- Dor em queimação que se espalha para os braços, nádegas ou para as pernas;

 

- Dormência, cãibras ou fraqueza nos braços, mãos ou pernas e que podem dificultar a locomoção;

 

- Perda de sensibilidade nos pés;

 

- Problemas com a coordenação das mãos;

 

- Perda da função sexual;

 

- Perda de controle do intestino ou bexiga.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Como é feita a descompressão medular? - Descompressão Medular Umuarama

A descompressão medular é um procedimento cirúrgico, que pode ser realizado de forma minimamente invasiva a partir de diferentes técnicas para aliviar a pressão na medula espinhal e nos nervos que saem da coluna vertebral, sendo cada uma delas indicadas pelo neurocirurgião de acordo com o diagnóstico e a localização da compressão.

 

As principais técnicas de descompressão medular são:

 

- Laminectomia: envolve a remoção de parte da lâmina vertebral, estrutura óssea que cobre a medula espinhal, permitindo assim que o neurocirurgião acesse a medula espinhal e remova qualquer estrutura que esteja comprimindo a medula ou os nervos espinhais.

 

- Discectomia: essa técnica é utilizada para tratar casos de hérnia de disco e nela, o neurocirurgião remove parte do disco intervertebral, está exercendo pressão na medula ou nos nervos.

 

- Foraminotomia: indicada para tratar casos de estenose foraminal, na foraminotomia o neuro cirurgião remove o osso/tecido que está comprimindo o nervo espinhal.

 

Após a cirurgia de descompressão medular, o canal medular passa a ter mais espaço, o que proporciona uma melhor vascularização dos nervos, possibilitando que a estrutura deles se reconstitua e volte ao funcionamento normal.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Como é a recuperação da descompressão medular? - Descompressão Medular Umuarama

O tempo de recuperação após uma cirurgia de descompressão medular varia de acordo com a técnica utilizada, do grau de compressão e de outros fatores específicos de cada paciente. Mas, de modo geral, nos primeiros dias após a cirurgia, o paciente deve permanecer no hospital, possibilitando monitorar a sua mobilidade e outras funções corporais.

 

Depois de receber alta, é importante seguir todas as instruções do neurocirurgião cuidadosamente, mantendo o repouso adequado em casa, evitando movimentos bruscos e atividades físicas pesadas. Além disso, sessões de fisioterapia e exercícios de reabilitação podem ser recomendados pelo neurocirurgião.

 

Se você vem apresentando qualquer um dos sintomas citados ao longo deste texto, agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso, indicando o tratamento mais adequado para recuperar sua qualidade de vida.

Texto escrito por:
Dr. Fernando Zuniga
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
18/04/2023
Minha mãe passou por uns problemas neurológicos e o Dr. Fernando a atendeu muito bem, nos ajudou em um momento de desespero.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email