Discectomia

Discectomia
Discectomia

A discectomia é um procedimento cirúrgico realizado na neurociência para tratar problemas na coluna vertebral, mais especificamente, aqueles que estão relacionados a hérnias de disco e que causam compressão dos nervos espinhais.

 

Essa cirurgia tem o objetivo de aliviar a dor e os sintomas associados à compressão nervosa, restaurando a função normal da coluna e dos nervos afetados. Entenda mais sobre a Discectomia a seguir:

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Quais são as indicações para discectomia? - Discectomia Umuarama

A discectomia é um tipo de cirurgia de descompressão da coluna vertebral, a qual envolve a remoção parcial ou total de parte de um disco intervertebral herniado ou protuso que está pressionando os nervos espinhais ou a medula espinhal.

 

Essa compressão pode causar dor intensa, fraqueza muscular, dormência, formigamento e outros sintomas. Logo, a discectomia pode ser indicada quando uma hérnia de disco está causando:

 

- Dor intensa na região das costas ou ao longo de um nervo (ciática) que se estende pela perna;

 

- Fraqueza muscular ou atrofia devido à compressão nervosa;

 

- Dormência ou formigamento em áreas afetadas pela compressão

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Como o procedimento é realizado? - Discectomia Umuarama

A cirurgia é realizada com o paciente anestesiado de forma geral ou local a depender do caso. O cirurgião faz uma pequena incisão na área afetada da coluna para acessar a vértebra e o disco, removendo assim uma pequena porção do osso da vértebra para acessar o disco herniado.

 

O tecido herniado ou protuso do disco é removido cuidadosamente, aliviando a pressão sobre os nervos. Após a remoção do disco, a incisão é fechada com suturas ou grampos.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Como é o pós-operatório e quais são os possíveis riscos? - Discectomia Umuarama

A maioria dos pacientes pode ir para casa no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia, dependendo do tipo de procedimento. A recuperação varia de acordo com cada caso, mas atividades físicas intensas devem ser evitadas temporariamente. Além disso, sessões de fisioterapia podem ser recomendadas para ajudar na reabilitação e no fortalecimento da região afetada.

 

Embora a discectomia seja geralmente considerada segura, assim como qualquer outra cirurgia, ela envolve riscos, incluindo riscos de infecção, sangramento, danos aos nervos ou vasos sanguíneos e problemas relacionados à anestesia.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Todos os pacientes diagnosticados com hérnia de disco devem realizar essa cirurgia? - Discectomia Umuarama

Nem todos os pacientes com hérnia de disco requerem cirurgia. A decisão de realizar uma discectomia deve ser baseada em uma avaliação detalhada do quadro clínico do paciente e discutida com o neurocirurgião.

 

Vale ressaltar que a discectomia é uma das abordagens cirúrgicas mais utilizadas para tratar hérnias de disco e compressão nervosa. Outras técnicas, como a microdiscectomia, uma abordagem minimamente invasiva, ou a cirurgia de fusão espinhal, podem ser consideradas dependendo das características do paciente e da condição da coluna. A escolha do tratamento deve ser personalizada para atender às necessidades e à saúde de cada paciente.

 

  • Neurocirurgião Umuarama: Onde realizar a discectomia? - Discectomia Umuarama

Se você está apresentando algum dos sintomas mais característicos da hérnia de disco e deseja obter uma análise mais profunda do seu caso, agende uma consulta para que possamos fornecer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado.

Texto escrito por:
Dr. Danilo Magnani Bernardi
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
08/05/2023
Ótimo profissional, atendimento excelente e muito atencioso com o paciente, ele passa uma calma e segurança. só tenho que…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email