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 Memória e vitamina B-12
 Memória e vitamina B-12

Nutrição

Memória e vitamina B-12

Texto escrito por: Juliana Anselmi Granzotti

Se a sua memória anda te “deixando na mão”, saiba que um dos motivos pode ser falta de vitamina B-12 na sua dieta.


A vitamina B-12 faz parte das vitaminas do complexo B, também chamada de cobalamina ou ciacobalamina. Ela é uma vitamina que exerce funções importantes no nosso organismo, como a formação de células sanguíneas e participa ativamente na manutenção do Sistema Nervoso e na preservação do DNA, prevenindo doenças como o câncer.

 


Diversos fatores podem estar associados a problemas de memória, desde estresse, ansiedade, até doenças neurológicas. No entanto, a carência da vitamina B-12, mesmo sendo pouco diagnosticada, também causa problemas de cognição, falta de memória, dificuldade de comunicação, confusão mental e alteração de humor.

 


Tudo isto ocorre devido ao processo normal do envelhecimento, onde os nossos neurônios vão se desgastando e deteriorando. É neste momento que a Vitamina B-12 tem seu papel importante e pontual, pois ela auxilia na produção e reparação desses neurônios, ou seja, ela produz uma capa protetora, chamada mielina, que recobre os nervos. Sem esta proteção, as células se desgastam com mais facilidade e rapidez, ocasionando os problemas neurológicos. 

 


Várias pesquisas nos mostram que 25% de toda população entre 60 e 69 anos tem deficiência de vitamina B-12, como também 40% de todas as pessoas acima de 80 anos. Ainda pessoas que passaram por cirurgia bariátrica devem dar atenção redobrada a esta vitamina, assim como as pessoas com doença celíaca. 

 


Segue a lista de onde podemos encontrar esta vitamina importantíssima para nossa saúde mental: 

 


-Carnes vermelhas, principalmente o fígado;

 

-Peixes de água fria, como salmão e truta;

 

-Frango;

 

-Ovos e derivados de leite.

Juliana Anselmi Granzotti