Dermatite de contato

Dermatite de contato
Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma inflamação de pele que ocorre após o contato com alguma substância ou objeto irritante, provocando sintomas como coceira, vermelhidão da pele, descamação e inchaço.

 

Entenda mais sobre a dermatite de contato, as substâncias causadoras, sintomas e tratamento a seguir:

 

  • Dermatologista Londrina: Quais são os sintomas da dermatite de contato? - Dermatite de contato Londrina

Os sintomas da dermatite de contato são variáveis e caíram de acordo com a causa. As reações alérgicas podem ocorrer repentinamente ou meses após a exposição a uma substância desencadeadora, o que pode dificultar a descoberta do agente causador da alergia ou irritação.

 

A dermatite de contato pode se manifestar em dois tipos. São eles:

 

- A dermatite alérgica: provoca uma erupção vermelha no local onde a substância entrou em contato, surgindo de 24 a 48 horas após a exposição. A lesão geralmente apresenta vermelhidão, inchaço e pequenas bolhas, podendo apresentar quentura ou formar crostas espessas.

 

- A dermatite irritante: seus sintomas são mais discretos com pouca coceira e sensação de dor e queimação. Neste caso, a pele se torna seca, vermelha e áspera, com possíveis fissuras formadas no local.

 

As mãos são a região mais comum a serem afetadas pela dermatite de contato. Vários agentes podem ser os causadores, como produtos de limpeza, cosméticos, cremes e loções hidratantes. As mãos, aliás, são frequentemente afetadas em atividades profissionais.

 

  • Dermatologista Londrina: Quais são as substâncias causadoras mais comuns? - Dermatite de contato Londrina

As principais causas da dermatite de contato são:

 

- Cosméticos e perfumes;

 

- Plantas;

 

- Pomadas;

 

- Tintas, látex e resinas plásticas;

 

- Aditivos, conservantes ou corantes alimentares;

 

- Sabonete, detergente e outros produtos de limpeza;

 

- Solventes;

 

- Poeira;

 

- Bijuteria.

 

  • Dermatologista Londrina: Qual é o tratamento mais adequado para a dermatite de contato? - Dermatite de contato Londrina

Para aliviar os sintomas de dermatite e evitar que voltem a aparecer, é importante que a pessoa evite o contato com a substância responsável pelos sintomas, assim como é recomendado que o local seja lavado com água fria abundante e sabão neutro. Mas, de um modo geral, as pomadas, loções com anti-histamínicos ou com corticóides são os mais indicados para o tratamento desse tipo de alergia.

 

  • Dermatologista Londrina: Como evitar a dermatite de contato? - Dermatite de contato Londrina

Desde a aparição do primeiro sintoma é possível investigar a substância causadora da dermatite de contato e então evitá-la para não ter reação novamente. Mas, se seu filho(a) apresenta algum tipo de questão dermatológica, entre em contato e agende uma avaliação para tratarmos de forma segura e adequada o seu caso.

Texto escrito por:
Dra. Aline Moraes
Dermatologia
Londrina / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

ACS ASSESSORIA VIRTUAL
19/05/2023
A Dra Aline é um ótima médica, assertiva, atualizada, um carinho com seus pacientes sem igual. Indico de olhos fechados!
Julio
19/05/2023
A Dra é muito competente, gentil e muito dedicada com seus pacientes! Minha filha adora ir na clínica, é colorida, tem brinquedos…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email