O que é torcicolo congênito?

O que é torcicolo congênito?
O que é torcicolo congênito?

O torcicolo congênito é um problema caracterizado pela contratura unilateral de um músculo do pescoço, o que leva a criança a ficar com a cabeça inclinada para o lado do músculo afetado.

 

A incidência maior é no período pré-natal ou em lactentes podendo ser decorrente de diferentes causas, ou até mesmo secundário a outras doenças, apresentando diferentes níveis de gravidade.

 

A seguir, entenda mais sobre o torcicolo congênito, suas causas, como reconhecer, diagnóstico e tratamento.

 

  • Ortopedista Umuarama: Quais são as principais causas do torcicolo congênito? - Torcicolo Congênito Umuarama

O torcicolo congênito é causado pela contração constante de um dos músculos da lateral do pescoço, cuja as funções normais são flexão, rotação e inclinação da cabeça, prejudicando assim esses movimentos. Algumas teorias sugerem que um mau posicionamento intrauterino do bebê ou algum traumatismo durante partos difíceis podem levar a essa contração.

 

Esta condição é a terceira alteração músculo-esquelética mais frequente da infância, sendo superada em frequência apenas pelo pé torto congênito e pela displasia congênita do quadril. O torcicolo congênito, se não for reconhecido e tratado o quanto antes, pode levar a um encurtamento muscular prolongado, fazendo com que o bebê permaneça com a cabeça virada para um só lado permanentemente.

 

  • Ortopedista Umuarama: Como pais e responsáveis podem reconhecer o torcicolo congênito? - Torcicolo Congênito Umuarama

A redução da amplitude do músculo pode ser percebida pela posição constante da cabeça virada para um só lado, bem como pela elevação do ombro do lado afetado e pela incapacidade de dobrar o pescoço. Também é comum a posição preferida da criança para dormir seja de lado ou “de bruços”, com o lado do pescoço afetado encostado no travesseiro, reduzindo assim a tensão.

 

  • Ortopedista Umuarama: Como é feito o diagnóstico do torcicolo congênito? - Torcicolo Congênito Umuarama

O diagnóstico do torcicolo congênito é feito por meio de um bom exame físico da criança, o qual possibilita observar a limitação nos movimentos do pescoço, posição da cabeça inclinada e elevação do ombro para o lado contraído.

 

Em alguns casos, por meio da palpação é possível perceber um nódulo no músculo afetado a partir da terceira semana de vida, que pode aumentar de tamanho em até uns 3cm após um mês, mas que diminui progressivamente até desaparecer por completo, algo que acontece por volta do oitavo mês de vida.

 

Alguns exames complementares podem ser solicitados para confirmar a origem muscular e excluir outras causas do torcicolo congênito, como um exame de radiografia do pescoço ou uma ressonância magnética, por exemplo.

 

  • Ortopedista Umuarama: Como é realizado o tratamento do torcicolo congênito? - Torcicolo Congênito Umuarama

O tratamento do torcicolo congênito é essencialmente clínico, realizado por meio de sessões de fisioterapia, as quais visam aumentar a amplitude do movimento do pescoço e prevenir contraturas persistentes, alongando a musculatura.

 

Pais e responsáveis devem participar ativamente do tratamento, repetindo a abordagem fisioterápica em casa, de acordo com as orientações do especialista, estimulando assim o bebê a girar a cabeça.

 

O tratamento cirúrgico é restrito e tido como última opção, sendo indicado nos casos onde o tratamento fisioterápico não obteve sucesso, o que ressalta a importância do diagnóstico precoce para que haja o melhor tratamento.

 

Caso você reconheça algum dos sinais do torcicolo congênito no seu filho, entre em contato e agende uma consulta para que possamos avaliá-lo, iniciando assim o tratamento mais adequado.

Texto escrito por:
Dr. Maxsuel Fidelis
Ortopedista
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
08/05/2023
Dr. Maxsuel é um excelente profissional, seu atendimento e de sua equipe são incríveis. Fui muito bem atendida na minha…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email